
O final da tarde desta quinta-feira, dia 18, foi bem especial na Câmara de Vereadores de Aracaju. Aconteceu a cerimônia de entrega de titulo de cidadania aracajuana a Irmã Mabel, diretora do Externato São Francisco, e a cantora Joanna. Ambas falaram do importante momento dentro do Programa “Linha Direta” na manha desta sexta, dia 19.

Nascida em Palmares, na região da Mata Sul de Pernambuco, Irmã Maria Mabel de Luna Melo é uma religiosa da Congregação de Nossa Senhora do Bom Conselho e está desde 1998. Desde 2017 está á frente do Externato São Francisco de Assis. Para ela, estar administrado o local é uma vocação que sempre teve cultivado em seu coração. “Quando entramos na missão Deus vai nos guiando. Há 5 amos cheguei em Aracaju, onde não conhecia quase ninguém. Fui para o Externato prestes a fechar as portas. Sai pelas emissoras, a exemplo da Cultura, para pedir ajuda. Aos poucos nosso trabalho foi sendo reconhecido”, destacou.
Ela disse que estava se sentindo honrada de receber o titulo de cidadania, que teve a autoria do Ex-vereador Thiaguinho Batalha. “Aracaju me acolheu de uma forma única. Sou extremamente grata a Deus por estar aqui. Agora sim de fato e de direito sou aracajuana”, lembro Irmã Mabel.

Joanna
A Cantora Joanna também foi contemplada com o titulo de cidadania de Aracaju. Nascida no Rio de Janeiro em 27 de janeiro de 1957, Maria de Fátima Gomes Nogueira, seu nove de batismo, começou a compor e a cantar no final dos anos 70. Desde 2017, quando conheceu o Externato, tornou-se a madrinha da instituição. Durante a homenagem na Câmara, ela disse que esse ato é uma homenagem a mãe. “Ela que viveu nas conhecidas ‘casas de despojos’, que eram os orfanatos da época, também foi acolhida por religiosas, exemplo da guerreira Irmã Mabel. Faço isso em homenagem a minha querida mãe que está olhando por mim”, declarou.
A autoria do titulo à artista foi do ex-vereador Seu Marcos. “Agora sim, não sou mais de fora. Tenho orgulho de ser uma aracajuana. Conheci essa lida cidade fazendo shows. E agora Aracaju faz parte de minha vida. Tenho essa Missão de ajudar o Externato São Francisco de Assis. Sou muito grata a Deus por isso”, afirmou Joanna.
Além de receber o titulo, a vinda de Joann será para fazer dois shows beneficentes em prol da entidade. Nesta sexta-feira, dia 19, as 19 horas, acontece o show na AABB de Itabaiana. E neste sábado, dia 20, a apresentação será no próprio Externato São Francisco, também as 19 horas. “Venho fazer os shows e não cobro o cachê. Tudo nessas apresentações será revertido para o Externato tão bem administrado pela Irmã Mabel”, pontuou a cantora.
Portal C8 Notícias
Fotos: Ronaldo Machado