Instituições assinam compromisso para redução de mortes no trânsito


Nos últimos anos as mortes no trânsito têm aumentado consideravelmente. Por conta disto, diversas instituições assinaram uma carta-compromisso. A intenção é a redução da taxa de mortalidade até 50% até o ano de 2028.


Para marcar a assinatura, aconteceu um ano nesta quinta-feira, dia 28, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A cerimônia contou com o Secretário Nacional de Trânsito (Senatran), Frederico Carneiro. "É necessário um engajamento entre União, estados e municípios de maneira coordenada. Sem essa integração, a gente não consegue. A proposta do plano é que se crie um grupo de trabalho, aqui em Sergipe, envolvendo os órgãos de trânsito para que cada um observe quais são as suas ações e responsabilidades e, a partir daí, planejar a implementação de cada uma delas. Temos um planejamento a ser cumprido para conseguirmos reduzir a violência no trânsito", lembrou.


A Diretora-Presidente do Detran Sergipe, Naleide de Andrade, destacou a importância do compromisso para a redução de mortes tão violentas nas rodovias. “Precisamos somar forças, pois nossos número de pessoas mortas e lesionadas ainda é alto. É preciso compromisso de toda a sociedade, desde o motorista, motociclista ate o pedestre. A Secretaria Nacional de Trânsito está vindo aos estados e municípios a fim de discutir estratégias. O órgão sozinho, como o Detran, não pode fazer tudo. Por isso é importante que cada cidade já tenha seu setor de trânsito”, apontou.


Já o Superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles, disse que é um compromisso muito importante para que a quantidade de vidas sejam preservadas no dia a dia do trânsito. "Esse é um momento importante porque, mesmo já tendo esse compromisso da redução dos acidentes, hoje foi oficializado. O Pnatrans é o plano que irá nortear estados e municípios para desenvolver ações com o objetivo de reduzir os índices de acidentes. Temos uma equipe, na SMTT, dedicada, exclusivamente, às ações de educação para o trânsito e realizamos atividades todos os dias em pontos estratégicos da cidade, chamando a atenção da população para a segurança no trânsito.”, comentou.




Portal C8 Notícias

Foto: Ascom SMTT