Idosos acima dos 70 anos começam a ser imunizados contra a covid-19


Teve inicio nesta segunda-feira, dia 28, a vacinação com a segunda dose de reforço contra a covid-19 a partir dos 70 anos. O trabalho foi liberado após articulação da Secretaria de Estado da Saúde com as Secretarias Municipais dos 75 municípios.


Sergipe possui atualmente quase 120 mil idosos nessa faixa etária. A aplicação das doses só acontece devido a boa quantidade dos imunizantes disponível no estado. “A SES apresentou a proposta de, além de vacinar com a 4ª dose ou segundo reforço as pessoas com 80 anos e mais, incluir também o público de idosos a partir dos 70 anos. Numa avaliação o estado identificou que há um número suficiente de vacinas para começar essa imunização, a vacina tem sido distribuída ao longo desta semana para que os municípios se organizem para efetuar com agilidade a vacinação”, destacou o Diretor de Vigilância em Saúde Dr. Marco Aurélio Gois.


Segundo o infectologista, a segunda dose de reforço é importante para os idosos. Além da questão do envelhecimento, existe também a flexibilização do uso de máscaras. “Há uma queda na imunidade do idoso, por isso, é importante a segunda dose de reforço. A 4ª dose é uma forma de relembrar ao sistema imunológico que ele precisa se proteger, aumentar o nível de anticorpos no organismo e, consequentemente, elevar a proteção. Desse modo, o idoso fica mais seguro nessa fase de flexibilização das medidas de segurança”, pontuou o diretor.


Para tomar a segunda dose de reforço, é preciso ter tomado as outras 3 doses. A última aplicação deve ter ocorrido nos últimos 3 meses. No mais, levar cartão de vacinação, identidade para ter direito a imunização extra.



Portal C8 Notícias

Foto: SES