IBGE Sergipe dará inicio a treinamento para Censo 2022


O Censo 2022 está prestes a começar. Por conta disto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu inicio nesta segunda-feira, dia 18, ao treinamento das equipes que farão parte das entrevistas junto à população do estado.


De acordo com a instituição federal, mais de 183 mil pessoas foram aprovadas para atuar como recenseadoras. Em Sergipe, cerca de 1900 servidores temporários vão realizar as entrevistas junto à população da capital e do interior. O treinamento vai acontecer até a próxima sexta-feira, dia 22, com carga horário de 8 horas. A exceção é para quem for fazer a contagem dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação.


De acordo com a gerente de Treinamentos do Censo, Cynthia Damasceno, este treinamento será presencial, mas o passo a passo já estava sendo repassado de forma online. “Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula”, afirmou.


O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. O Censo Demográfico terá início no dia 01 de agosto e segue até 31 de outubro, devendo passar por todos os domicílios sergipanos.




Portal C8 Notícias

Foto: Agência Brasil