top of page

IBGE dá inicio ao Censo 2022 em Sergipe


A partir desta segunda-feira, dia 1°, as sergipanas e sergipanos poderão receber uma visita em casa. São os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que dão inicio ao Censo 2022.


Os trabalhos tiveram inicio no inicio da manhã com uma coletiva de imprensa e a saída dos recenseadores para fazer a contagem. Durante o “Linha Direta”, a Representante do IBGE, Hellie Mansur, explicou como será o trabalho. “A partir de agora os sergipanos já deverão ficar atentos, pois os recenseadores do instituto vão passar de casa em casa para conversar com os moradores”, destacou.


Ela também lembrou que os funcionários do IBGE estarão devidamente uniformizados. “O recenseador estará com colete e boné do IBGE e um aparelho que lembra um celular. Ele serve para a coleta de informações. No colete haverá um crachá. Caso a pessoa queira confirmar se é mesmo um de nossos recenseadores, pode ligar para 0800 721 8181”, detalhou Hellie Mansur.


A reprentante do IBGE no estado disse que, por conta de muitas pessoas não estarem em casa na semana, a coleta de dados dos recenseadores poderá ser realizado também aos sábados, domingos e feriados. “As pessoas podem até estranhar, mas isso é para que exista um número maior de entrevistas. Por isso insistimos com a população sobre o 0800 para tirar dúvidas”, pontuou.


Em todo o Brasil, mais de 183 mil pessoas farão parte do Censo de 2022. Programado para acontecer em 2020, o Censo foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. No ano seguinte, sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.


A última estimativa do IBGE é que o país possuir pouco mais de 215 milhões de habitantes. Segundo o Instituto, a previsão é de divulgar uma primeira parcial até o final do ano.



Portal C8 Notícias

Foto: Agência Brasil

bottom of page