Hospital Cirurgia celebra 96 anos com Missa


Na tarde desta segunda-feira, dia 02, foi celebrada uma Missa dentro das comemorações do aniversário do Hospital Cirurgia. Considerado um dos principais centros médicos de Sergipe está completando 96 anos de atividade.


O empreendimento foi idealizado e construído pelo Dr. Augusto Leite e demais médicos do Estado. O Cirurgia a principio foi criado para doentes de afecções cirúrgicas. Aos poucos, ele foi se tornando o principal hospital e pronto socorro de Sergipe até 1986, com a criação do atual Hospital de Urgência de Sergipe. Entre as inovações, o empreendimento foi responsável pela primeira cirurgia cardíaca em Sergipe e pelo primeiro implante de marca-passo. Foi, ainda, o primeiro Serviço de Neurocirurgia do Estado, o primeiro Laboratório de Hemodinâmica, a primeira Residência Médica e o primeiro a realizar transplante cardíaco no Norte/Nordeste.


Para relembrar a data, foi celebrada uma Missa, que foi presidida pelo Padre Marcelo Conceição. O religioso destacou a importância do Cirurgia para a sociedade. O Hospital de Cirurgia tem essa característica de pioneirismo, de estar há 96 anos proporcionando amor com o favorecimento do olhar para o outro, gerando vida e dignidade. Congregamos todas as experiências e agradecemos a Deus por cada uma das realidades vividas nesta unidade de saúde, com as quais aprendemos muito", pontuou.

O Governador Belivaldo Chagas também esteve na celebração de aniversario do Cirurgia e comentou sobre o hospital. "O Governo do Estado tem feito parcerias e ajudado no que pode. Afinal de contas, quando a gente abraça uma causa como a do Hospital de Cirurgia, a gente abraça a população como um todo. Cada vez que os serviços são melhorados, são prestados da melhor forma possível à sociedade, a própria sociedade sai ganhando. A gente sabe da necessidade que temos de termos o Hospital de Cirurgia funcionando, e funcionando bem. Então, parabéns ao Hospital de Cirurgia pelos seus 96 anos", lembrou.


Atualmente o Hospital Cirurgia é administrado através de uma intervenção, após diversos problemas. “Estamos em constante crescimento e melhoria da assistência. Por isso, com muita satisfação e felicidade, hoje chegamos aos 96 anos, com desejo de reconstruir ainda mais para que esse hospital permaneça por muito mais que dois séculos de vida, porque o que é bom e faz bem não pode acabar jamais. E tenho o prazer de agradecer presencialmente ao governador e a toda a bancada, que tem nos ajudado com emendas a custear este hospital", afirmou a interventora Márcia Guimarães.


O Dr. Rilton Morais, diretor técnico do hospital também esteve no ato e agradeceu ao Governo do Estado por seu apoio à unidade de saúde. "O Hospital de Cirurgia esteve perto de fechar suas portas antes da intervenção, e, com a ajuda do Governo do Estado e dos funcionários, conseguimos recuperar este hospital. As pessoas não somente trabalham aqui, elas se sentem parte dessa estrutura, e elas fizeram o ressurgimento deste hospital. Hoje temos muito a celebrar. O Hospital de Cirurgia ressurge em todo o seu vigor para crescer cada vez mais", disse.



Portal C8 Notícias

Fotos: ASN