top of page

Historiador vem a Sergipe para falar sobre a devoção a Nossa Senhora das Lágrimas


O Programa “Cultura Noticias” desta sexta-feira, dia 09, entrevistou o Professor e Historiador Raphael Tonon. Ele falou das palestras sobre a Devoção de Nossa Senhora das Lágrimas que está ministrando em algumas paróquias da Arquidiocese de Aracaju e Diocese de Estância.


Segundo o entrevistado, a devoção a Nossa Senhora das Lágrimas tem sua origem há mais mais de 100 anos e quase desapareceu do Brasil. “Ela começou na década de 20 em Campinas com Dom Francisco de Campos Barreto. Ele era um Bispo preocupado com o social. Dai é que ele teve a ideia de juntar essa parte com a área religiosa e missionaria”, explicou.


A devoção surgiu da sensibilidade para evangelizar toda a região do interior de São Paulo e, por consequência, do Brasil. “Dom Francisco de Campos trouxe religiosas da Europa para o Brasil. No começo foi difícil, pois poucas tinham esse lado vocacional de deixar sua pátria e vir para uma terra totalmente diferente. Mas isso aconteceu de forma gradual”, comentou.


O historiador lembrou que a devoção surgiu em consonância a Nossa Senhora das Dores. Dai o nome de Nossa Senhora das Lágrimas. “Isso tem tudo a ver com as dores da perda do filho Jesus. Além disto, o instituto aonde as primeiras missionárias chegaram tem a ver com o nome de Nosso Senhor. Portanto, é uma bela devoção que aos poucos estamos resgatando”, detalhou Tonon.


Pela primeira vez no Nordeste, o Raphael disse que está iniciando a divulgação pelo estado de Sergipe. “Começamos ontem na paróquia de São João Batista em Areia Branca. Depois fomos para a Paróquia Sagrada Família no Dom Luciano. Nesta sexta estaremos na Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes no Siqueira Campos. Amanhã as 4 da tarde a minha palestra será na Paróquia de Jesus Ressuscitado no Jardins. No domingo estarei na Paróquia de Santa Rita de Cássia em Boquim.E na segunda-feira, dia 12, na paróquia de São Pio X no 18 do forte”, informou o historiador.




Por Ceiça Dias e Rozendo Aragão

Redação C8

Foto: Rozendo Aragão

bottom of page