Hemose convoca doadores para aumentar estoque de sangue


O Centro de hemoterapia de Sergipe (Hemose) segue convocando a população do estado para a doação de sangue. O motivo é a queda do estoque que serve para abastecer a hospitais e demais unidades de saúde.


Segundo informações da gerente de Ações Estratégicas do Centro de Hemoterapia, Rozeli Dantas, o número de comparecimentos não aumentou nos últimos meses. “Ainda enfrentamos uma redução de 50% no comparecimento de pessoas que vêm doar”, comentou.

A representante do Hemose disse que, mesmo com grupos que ajudam na captação e de voluntários, o estoque de sangue não atende a necessidade. “Por isso estamos sempre chamando a sociedade para doar sangue e ajudar a salvar vidas”, detalha Rozeli.


Além da sede do Hemose, a doação também acontece no Shopping Riomar. Por conta da pandemia, a unidade de coleta funciona na segunda, quarta, quinta e sexta, no horário das 13h às 16h.


Segundo Rozeli Dantas, antes de ser estocado o sangue passa por uma bateria de exames. ”A doação passa por diversos testes e depois vai para o atendimento de pacientes na rede hospitalar em tratamento oncológicos, leucemias, aplasias, anemias crônicas, além de outras doenças”, finaliza Rozeli Dantas.


Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg, e apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. No dia da doação é necessário estar bem alimentado.


O Centro de Hemoterapia de Sergipe está localizado no fundo do Hospital de Urgência João Alves Filho, no Centro Administrativo. Agendamento e informações pelos telefones 3225-8039, 3259-3174 ou 99191-2977.



Portal C8 Notícias

Foto: SES