Grávidas vacinadas passam anticorpos para bebês, diz UFS


Gestantes que receberam doses da vacina contra a covid-19 desenvolveram anticorpos neutralizantes para os bebês que também apresentaram defesa para o organismo. Este foi o resultado de um estudo anunciado nesta terça-feira, dia 29, pela Universidade Federal de Sergipe.


O estudo foi conduzido pelo Professor Lysandro Borges, que está na linha de frente das análises para detectar o vírus da covid-19. A pesquisa foi feita em 50 mulheres grávidas da cidade de Pinhão, na região agreste do estado. A análise aponta que anticorpos podem atravessar as barreiras placentárias e serem transferidos para os bebês através do leite materno.


Outro ponto apresentado foi que as grávidas que tiveram a covid-19 e se vacinaram conseguiram quase o dobre de anticorpos neutralizantes, comparando com outras gestantes que não tiveram a doença. No entendimento do Professor Lysandro, é importante que as mulheres que estão esperando bebê possam se imunizar o quanto antes. “Elas são sucessíveis a terem a infecção. Mas se forem vacinadas o quanto antes, protegerão a sua saúde e a dos filhos”, pontuou.



Portal C8 Notícias

Foto: Marina Demidiuk / Getti Images