top of page

Governo sanciona lei que substitui sirenes por sinais musicais em escolas de Sergipe



Fruto de um projeto de lei de autoria da deputada estadual Dra. Lidiane Lucena (Republicanos), o governador do Estado, Fábio Mitidieri, sancionou a Lei n. 9.305. A norma determina a substituição das sirenes e sinais sonoros tradicionais por sinais musicais adequados aos alunos com sensibilidade auditiva nas instituições de ensino de Sergipe, sejam elas públicas ou privadas.


A nova lei entrará em vigor 120 dias após sua publicação e determina que as escolas se adaptem e substituam as sirenes por sinais musicais, de modo a, assim, evitar situações de desconforto sensorial e possíveis episódios de pânico entre os alunos. As normas e orientações para a realização dessa mudança serão expedidas pelo Governo do Estado.


A lei foi proposta com o intuito de garantir um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e confortável para os alunos que enfrentam desafios relacionados à sensibilidade auditiva.


“Fico muito feliz com a sanção desta lei porque, enquanto médica, sei o quanto sons estridentes podem desregular crianças e adolescentes com sensibilidade auditiva e como esse processo pode vir a comprometer seu desenvolvimento e aprendizado no ambiente escolar”, afirmou a deputada estadual Dra. Lidiane Lucena, que ainda reforçou: “Nossa responsabilidade como legisladores é assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de aprender em um ambiente seguro e acolhedor. Meu mandato segue à disposição para contribuir efetivamente para uma sociedade mais justa e menos desigual”.



Foto:ASN

Fonte: Alese


bottom of page