Governo do Estado faz investimentos em projetos escolares


A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura irá investir nas escolas estaduais cerca de R$ 1.5 milhão para o desenvolvimento e execução de 304 projetos escolares selecionados. Cerca de 218 unidades de ensino foram contempladas e terão os projetos capitaneados por professores e estudantes em todo o estado.


A Diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, disse que a seleção dos projetos escolares é um investimento no protagonismo das escolas. “É uma ação que estimula o professor a elaborar o projeto, incentivar o protagonismo dos estudantes, a participação ativa voltada para o conhecimento, observando as peculiaridades de cada unidade de ensino, respeitando o olhar dos professores, a forma como ele encontrou para aprimorar a ação docente dele, e a Seduc reconhece tudo isso, dando condição financeira para executar”, explicou.


Os recursos são destinados para a utilização a partir da implementação de projetos pedagógicos, esportivos, culturais e de pesquisa no âmbito escolar. O acesso depende do número de matrículas de alunos em uma escala. Se uma unidade de ensino tiver 1.500 matrículas, poderá ter três projetos com o valor de R$ 5 mil cada um deles.


De acordo com a Professora Danielle Virginie, Coordenadora do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil, os professores interessados em desenvolver as iniciativas são orientados a cadastrar o projeto no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e seguir o passo a passo, informando como são os trabalhos. “Na edição de 2022, o Profin Projetos apoiará financeiramente 300 iniciativas desenvolvidas nas instituições educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino, contemplando, desta forma, estudos em todas as áreas do conhecimento e em todas as etapas e modalidades de ensino”, salientou Danielle.



Portal C8 Notícias

Foto: Ascom Seduc