Governo anuncia fim da obrigatoriedade das máscaras em Sergipe


Na tarde desta quinta-feira, dia 24, durante reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais, o Governo de Sergipe anunciou o fim da obrigatoriedade das máscaras de proteção contra a covid-19 em ambientes abertos e fechados. Apesar disto, elas continuarão sendo exigidas para públicos e locais específicos.


A liberação das máscaras só ocorre agora, graças ao numero avançado da vacinação e também a queda de casos e mortes da covid-19 no estado. Mesmo com a liberação, o comitê orienta o uso da proteção em algumas situações, segundo tópicos da última carta da Sociedade Brasileira de Imunologia.


Os que deverão usar a máscara são os pacientes sintomáticos ou em contato com transmissões, sintomas de resfriado comum e síndromes gripais, profissionais de saúde que atuam na rede pública e familiares, população vulnerável, não vacinados com as três doses, imunossuprimidos, idosos acima de 60 anos, em especial com comorbidades e as gestantes. Outra orientação é o uso do adereço em transporte público, agências bancárias, repartições, lotéricas e instituições de ensino e demais locais abertos com aglomeração.


A obrigatoriedade da máscara em Sergipe foi derrubada na última terça-feira. O projeto enviado anteriormente pelo Governo foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa. A lei, criada em 2020, exigia o uso em todos os locais e as pessoas quem não estivessem com a proteção poderiam pagar multa, salvo em casos específicos.



Portal C8 Notícias

Foto: Agência Brasil