
Em entrevista na manhã desta quarta feira, dia 15, ao jornalista Rozendo Aragão no Programa “Cultura Notícias”, o Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo destacou a alegria em receber o Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva em Sergipe. O gestor anunciou o inicio a retomada das obras nas estradas no Brasil.
Segundo Macedo, atualmente são cerca de 14 mil obras paradas por conta da inoperância e falta de responsabilidade do último governo com o povo brasileiro. “Nesta terça terça foram entregues mais de 500 casas na Bahia, como também em João Pessoa e Goiás dando inicio a retomado do Programa Minha Casa Minha Vida que estava parado nos governos anteriores. E hoje no município de Maruim em Sergipe será anunciado ao Brasil a retomada das obras nas estradas brasileiras que é um sonho antigo iniciada em outra gestão do atual presidente”, pontuou.
Questionado quando a BR 101 será concluída, Macedo afirmou que o Eixo Norte retoma com todo vapor. “Podemos garantir sim a conclusão dos serviços. Já em relação ao eixo sul, conversei com o Ministro Renan Filho, que esta concluindo as questões burocráticas de alguns erros no projeto e contrato na gestão do governo anterior. A gente torce que esse trecho em obras seja concluído até o final deste ano. Sobre a BR 235 no trecho que liga Aracaju ao município de Itabaiana está dentro da programação de discussões”, pontuou.
Márcio Macedo foi perguntado também sobre o Canal do Xingó. Ele afirmou que está sendo trabalhado e se espera que muito em breve o Presidente Lula possa retornar a Sergipe e lançar. “Esse canal é de extrema importância. O Ministério do Desenvolvimento Regional e a Codevasf estão trabalhando nesses últimos dias para encontrar alternativas de inicio das obras que é fundamental para a segurança hídrica de Sergipe e possa matar a sede de irmãos e irmãs que estão próximos ao Rio São Francisco e não conseguem ter água. Tudo está sendo visto para que muito em breve as obras sejam anunciadas”, destacou.
Sobre a atuação do Presidente Lula nesta terceira gestão, Márcio Macedo disse que Lula tem trabalhado muito nesse pouco tempo de gestão. “Percebo que ele está muito focado no Programa Bolsa Família, a fim de diminuir a fome no país. Esta recuperando as relações internacionais, rearticulando alguns conselhos. Nos últimos dias recebeu os catadores de reciclagem que estão retomando as atividades. Que ele está muito conciente do trabalho pela unificação do país com o objetivo de um Barsil melhor para toda a população”, alegou.
O Ministro também recordou o trágico dia 08 de janeiro. Para Márcio, depois do golpe de 1964 esse ato foi a agressão mais forte que a democracia brasileira sofreu. “Não temos outro registro na história desse país de uma coisa tão brutal como aquela. Queremos reconstruir o Brasil todo. Ao término deste mandato queremos olhar para traz e dizer que cumprimos a nossa missão e o Brasil voltou a ser feliz de novo”, afirmou.
Ao final o sergipano disse que ainda era cedo para falar de política e que, independente de quem for, receberá todo apoio do agrupamento. “Estamos ainda longe de 2024 e amis ainda de 2026. Independente do PT lançar ou não nome na chapa, o momento é de trabalhar. Chegaram a dizer que poderia ser uma retomada do dialogo com o agrupamento de Edvaldo Nogueira e até mesmo de Fábio Mitidieri. Em 2020 fui opositor a Edvaldo, mas nunca fui inimigo dele. Deixei o legado quando Deputado Federal da obra da nova avenida da Coroa do Meio como um presente para Aracaju. Queo mostrar trabalho, as discussões politicas podemos deixar para o momento oportuno”, finalizou Márcio Macedo.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: planalto.gov.br