
A equipe saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) interditou nesta quinta-feira, dia 11, dois locais que serviam de depósito de lixo sem autorização. As áreas de descarte estão localizadas nas cidades de Japoatã e Telha, no Baixo São Francisco.
Em Telha, a fiscalização flagrou uma máquina carregadeira de propriedade da Prefeitura fazendo o espalhamento e amontoamento do material proveniente do descarte de resíduos sólidos urbanos no lixão que era para estar desativado. “Identificamos, também, a presença de um catador de material reciclável. A presença dele dá a entender que houve lançamento recente de resíduos”, apontou o analista ambiental e integrante da Equipe Saneamento, Antonelle Morais.
A cidade de Japoatã não estava listada nos alvos da equipe desta etapa da FPI, mas, por estar na mesma região, foi visitado. “Infelizmente, constatamos a mesma situação: descarte recente de resíduos sólidos urbanos, mas, dessa vez, um volume menor do que o encontrado na edição anterior da fiscalização”, relatou o analista ambiental.
A presença de lixões a céu aberto é uma das incidências de contaminação do solo e dos lençóis freáticos, através da disposição dos resíduos sólidos urbanos no meio ambiente sem os mínimos cuidados necessários. Na região da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, os lixões contaminam, também, afluentes que levam a poluição para o rio.
Quarenta e duas instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. Além das quatro instituições coordenadoras, são 20 órgãos federais, 15 órgãos estaduais e três instituições sem fins lucrativos participantes da FPI/SE 2022.
Portal C8 Notícias
Foto: Ascom FPI/divulgação