Fiscalização flagra construção irregular de viveiro de camarão


Um viveiro de criação de camarão foi encontrado dentro de uma reserva ambiental. O fato foi registrado nesta terça-feira, dia 02, durante fiscalização do grupo aquicultura, que faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada de Sergipe.


A construção do viveiro estava sendo realizada de forma irregular e clandestina dentro da Reserva Biológica Santa Isabel, no município de Pacatuba, no litoral norte do estado. O empreendimento estava sendo realizado em área proibida e sem nenhum tipo de licenciamento.


A equipe de fiscalização decidiu esvaziar o tanque e solicitou do poder público a destruição das paredes, serviço que deve ocorrer nos próximos dias. Outros três viveiros no município de Pacatuba também passaram por fiscalização. Eles estão localizados na área de amortecimento da Reserva Biológica Santa Isabel. “Chamamos de área de amortecimento a distância até 3 km após o limite da unidade de conservação. Nessa área, há os mesmos efeitos legais de proteção da área de unidade de conservação”, detalhou o coordenador da equipe Aquicultura, Romeu Botto.


O trabalho da Fiscalização Preventiva Integrada teve inicio na última segunda-feira, dia 1º. Fazem parte do trabalho o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Sergipe (CREA/SE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Sergipe, além de profissionais colaboradores.



Portal C8 Notícias

Foto: FPI/divulgação