Filme Frei Damião, O Santo do Nordeste, estréia nesta sexta, 5, em Aracaju


Estreia nesta sexta-feira, 5, o filme Frei Damião - O Santo do Nordeste. O longa será exibido no Cine Vitória às 18 horas, no mesmo dia do aniversário de nascimento de Frei Damião. A produção entrará em cartaz em pelo menos mais 14 cidades do Nordeste, além de Aracaju, Manaus e São Paulo.


A narrativa do filme segue uma linha cronológica e biográfica dos 98 anos de vida do Frei. Por isso, remonta sua história, a partir da ficção, mesclando imagens inéditas captadas pelos cineastas Otacílio Cartaxo e Machado Bitencourt, já falecidos, da década de 60, e filmagens gravadas em fitas VHS durante os anos 70 até a morte do Frei, em 1997, que foram guardadas no Convento de São Félix, no Pina, Recife.


O longa foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro de Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand. O objetivo das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, é mostrar um ser humano que está acima da religião. Frei Damião ia além. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.

Festivais



Sinopse:

A vida do Frei Damião de Bozzano: sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”.


Arte do cartaz: Adriano Marcusso