
O Deputado Estadual do Partido Liberal, Marcos Oliveira, foi entrevistado na manhã desta quarta-feira, dia 07, no programa “Cultura Notícias”. Ente os assuntos, o parlamentar falou sobre a eleição por aclamação da mesa diretora da Assembléia Legislativa, pedido de CPI no Ipesaúde, Deso e futuro político de seu agrupamento.
Nesta terça-feira aconteceu a eleição por aclamação da mesa diretora para o biênio 2025-2026. Há cerca de 4 meses ocorreu a primeira eleição. Segundo Marcos esse processo foi importante. “Isso mostrou o trabalho e o desempenho de Jefferson Andrade. Ele que tem vários projetos, a exemplo da a ampliação do espaço de espaços para o atendimento à população na própria Alese. Sem contar que ele sempre ouve as demandas de situação e oposição”, destacou.
Sobre a sugestão de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar rombos milionários no Ipesaúde, muitas clínicas estão reduzindo atendimentos a fila de espera tem prejudicado os usuários do IPES. De acordo com Marcos quem tem sido prejudicado é o servidor. “O tão sofrido trabalhador publico jamais pode levar isso nas costas. Já foi encaminhado aos órgão competentes a fiscalização sobre o que aconteceu para essa desfalque. Existe uma caixa-preta no Ipesaúde. Carecemos muito de informações”, descreveu.
No entendimento de Marcos Oliveira, o reajuste que foi dado no salario serviu apenas para repassar o aumento aprovado pelos deputados na taxa de contribuição do instituto. “O Governo dá com uma mão e tira com a outra. O servidor recebeu um aumento em seus salários e o desconto para o IPES muito alto. Em pouco temo Fábio se tornou inimigo do servidor. É preciso passar um pente fino no Ipesaúde, é importante a Justiça estar atenta pois servidor não pode carregar apenas o Ipesaúde nas costas”, destacou.
Para o parlamentar existe uma caixa preta no Ipesaúde que precisa ser aberta e transparente. “Caso não seja feita forma clara iremos em busca da justiça e que o próprio governo possa dar uma resposta a população e que tudo seja esclarecido”, pontuou.
Sobre a s críticas à Deso, de estar patrocinando algumas festas o deputado disse que essa não é a função social da empresa. “Quando se diz que o órgão está passando por problemas, se fala em privatizar. Os recursos de patrocínio em festa deveriam ser investidos na própria empresa, pois aconteceu desvio de finalidade. A Deso precisa deixar de ter ingerência política. A PPP não é a solução pois os serviço que mais tem reclamação são das empresas terceirizados, pois uma empresa privada jamais levará o serviço onde não vai ter rendimento, pontuou.
Sobre política Marcos Oliveira disse que Valmir de Francisquinho enfrentou muito bem as ultimas eleições e que poderá despontar nos próximos pleitos. “Adailto Souza poderá sim ser candidato a reeleição, mais caso Valmir seja o nome, tem o respaldo de todos de Itabaiana. Além disto, o nome de Valmir tem peso para disputa também em Aracaju, Socorro dentre outros grandes municípios”, alegou.
Perguntado sobre o interesse de se lançar ano que vem, o deputado disse que prefere seguir no parlamento. “Eu tenho interesse em permanecer no mandato de Deputado Estadual e não descartamos estar presente fazendo campanha em demais municípios”, confirmou.
Sobre o apoio de Valmir e Rogério, o deputado afirmou que foi para aquele momento e nunca foi fazer pedidos nem fez aliança. “Houve muito preconceito para aquele momento, viu que era ele uma melhor proposta, mais o povo não quis e isso é respeitado. Valmir continua onde sempre esteve coerente com as decisões politica. Sorte do estado de Sergipe se tivesse um governador do quilate de Valmir”, explicou.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: Alese