
O Deputado Estadual Marcos Oliveira do Partido Liberal foi o entrevistado desta segunda feira, dia 27, do Programa “Cultura Notícias”. Durante a entrevista ele fez um balanço de seu inicio de mandato e comentou algumas questões políticas da ultima Eleição.
Ele iniciou a conversa comentando a questão da Deso. Marcos Oliveira disse que é contra a venda. “É preciso melhorar os serviços do órgão. O Governador Fábio Mitidieri disse que não quer vender, mas pretende criar uma parceria pública-privado. Para mim, isso já é inicio de privatização. Além da Deso, a Sergás e Banese também são empresas públicas e devem seguir assim, sempre com investimentos e administradas pelo o governo, enfatizou.
Ainda sobre privatização, o parlamentar comentou sobre a parceria feita entre o Ceasa do município de Itabaiana e afirmou que não deu certo por conta de uma questão cultural. “A gestão do Ceasa de Itabaiana tinha que ser semelhante ao que ocorre no Ceasa de Aracaju, onde comerciantes são os que estão no comando”, defendeu.
Já em relação às rodovias, Marcos afirmou que é necessária uma grande fiscalização, pois muitos trechos recuperados estão sem sinalização ou com obras de meio fio em locais indevidos. "Isso vem provocando acidentes, principalmente com motoqueiros e ciclistas", alertou.
O Deputado Estadual também cobrou maior emprenho do Governador e da bancada sergipana para a duplicação da BR 235, de Aracaju até Carira. “Esta tão sonhada obra vai desenvolver o agreste como um todo e até mesmo Aracaju. Com essa duplicação, haverá uma maior facilidade de escoamento de frutas da região de Juazeiro e Petrolina pelo porto de Sergipe, bem mais perto que os portos de Salvador e de Recife”, lembrou.
Sobre piso salarial da enfermagem e a atuação junto aos servidores públicos, Marcos disse que está sempre na luta e ouvindo a todos, como também acolhendo as reivindicações. “Na pandemia forte chamamos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde de ‘heróis’. E eles não podem ser vilões agora. Por isso estamos cobrando do Governo melhorias para o piso de pagamento deles”, defendeu.
Questionado sobre algum tipo de diálogo com Fábio Mitidieri, o deputado disse que já conversou como Governador e que não vê problemas em manter um diálogo. “Foi um excelente bate-papo. Fomos eleitos como representante do povo e no parlamento deve haver cobrança, mas com responsabilidade”, definiu Marcos.
Sobre política, ele afirma que está iniciando um grande trabalho no parlamento estadual, depois de dois mandatos como vereador pelo município de Itabaiana. Por conta disso é um deputado municipalista. Ele também já pensa na ideia de criação da Região Metropolitana do Agrste, onde englobaria Itabaiana e demais cidades. “Temos uma gama de municípios que merecem atendimento diferenciado pro parte do Governo, como acontece em Aracaju e região”, afirmou.
Perguntado sobre 2024, o deputado disse que não tem nenhuma pretensão para o momento, mas eu estaria aberto ao diálogo com o grupo. "Estou empenhado no meu mandato atual, não tenho pensamento em sair para disputar a Prefeitura de Itabaiana, mesmo porque o atual prefeito ainda pode se candidatar a reeleição. No entanto, sou soldado do grupo e tudo poderá ocorrer”, comentou.
Ao final o parlamentar estadual disse que Valmir de Francisquinho pode se lançar como pré-candidato a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro ou Aracaju. Com relação a Eleição de 2022, destacou que Valmir foi profundamente prejudicado. “Em todo tempo da politica nunca vi um caso como ocorreu com ele. Valmir foi totalmente prejudicado, pois logo após o fim das Eleições foi declarado elegível, concluiu.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão