
O delegado André Davi, que está à frente da Segunda Delegacia Metropolitana, participou do Programa “Cultura Notícias” desta segunda-feira, dia 06. Ele falou da sua atuação policial e sobre projetos políticos para o futuro.
O delegado destacou que tem sido uma benção atuar na região do Centro da capital. “A população tem, de um modo geral, acolhido o atendimento. Temos um perfil incisivo contra a criminalidade. Nesses 9 meses que esta a frente da delegacia conseguimos tirar de circulação diversos criminosos. Sei que não vamos acabar com o crime, mais que precisamos estar atuante no dia a dia”, destacou.
Ele citou a operação de combate às drogas em uma casa na Rua Riachuelo com Arauá. Segundo ele, a Secretaria de Segurança Pública deu total liberdade para que ele possa atuar em diversas vertentes de combate ao crime. “Esta casa vinha sendo há 5 anos ponto de uso e trafico de drogas. Por conta disto percebíamos arrombamentos a clinicas e residências e também a veículos no Centro. A depender de mim teremos uma ação pesada para combater os crimes por aqui”, citou.
Falando de política, André David citou sua participação na Eleição de 2022. “No ano passado disputei uma vaga e inclusive fui eleito, não assumi por questão de Justiça e a questão dos votos. Hoje minha maior contribuição tem sido na polícia, eu vivo a policia o dia tem 24 horas eu respiro policia 20 horas”, pontuou.
Para ele, na atualidade, o principal foco é com a força de segurança. “Hoje meu foco é combater o crime. A política pode até acontecer, mas prefiro dar tempo ao tempo. Vejo que os políticos profissionais tem muita pressa. Eu não tenho isso. Já pensam em 2026 sendo que nem 2024 ainda estamos”, alegou.
Segundo André Davi, um dos municípios que podem receber uma pré-candidatura dele é Estância, na região Sul. “Atuei como delegado da cidade por muito tempo e tenho trabalho apresentado à sociedade de lá. É uma possibilidade, mas como falei, estamos ainda em 2023 e as coisas devem só ser fortalecidas no ano que vem”, confessou.
Na última Eleição o delegado teve cerca de 33 mil votos. “Considero uma votação grande para quem nunca entrou na política partidária. Tivemos uma campanha eleitoral paupérrima e consegui ser eleito, mas não pude assumir. Não tenho mágoas, mais preciso falar sim o que aconteceu. Em 2026 ainda não sei se irei quere ou se a população vai querer. Preciso ser antes de tudo um bom policial se não serei nem uma coisa nem outra”.

Perguntado sobre uma dobradinha, entre Yandra Moura ou a vereadora Emília Correia, ele disse que vem mantando conversas com várias pessoas, mas que, de convite, recebeu da Deputada Federal. “Na verdade a única conversação que já tive foi com a deputada Yandra Moura, mais nada contundente. No mundo político precisa fazer costuras, alianças. neste espaço é preciso manter essas relações, pois sozinho não se chega a nada. Minha conversa com ela foi muito contundente. Não teria nada se ela me chamasse para ser um pré-candidato a vice dela. Posso ser tudo inclusive nada em 2024 ou ate mesmo em 2026”, alegou.
Hoje no Brasil, o número de políticos que são da forca de segurança e tem aumentado cada vez mais. Segundo o delegado da 2ª DM, isto vem mexendo o sistema político. “Surgiu ate uma proposta para que nomes de forças de segurança não se candidatem. Por um lado vejo uma aberração. E por outro percebo que estamos incomodando. Acredito que está incomodando, porque estamos tomando o espaço dos corruptos e de fichas sujas. Precisamos ser proativos, cobrar sempre e exigir. Hoje temos uma minoria em todos os sentidos que querem impor suas ideias e uma maioria que tem ficado acuado em detrimento de um pequeno populismo e de achismo”, descreveu.
Ele lembrou que todos os votos que teve no ano passado foram por consciência do trabalho que faz no dia a dia. “Tivemos mais de 12 mil votos em Aracaju, 8 mil em Estância e o restante por todo o estado. Vejo com bons olhos a área da política, no entanto evito ter esse glamour que é passado. Não sou politico de profissão. Sou policial por vocação e entrei na área por uma necessidade que via de atuar e mudar muita coisa que não concordava”, decretou André.
Ele reafirmou que para 2024 pode ser alguma coisa na política e que Nossa Senhora do Socorro também poderia ser um foco. “Não descarto a possibilidade de uma disputa no município vizinho, pois lá também existe o reconhecimento do meu trabalho. Mas é o que falei, tudo vai depender de cenários”, avaliou.
Perguntado se o foco dele, caso fosse eleito, seria apenas para a segurança, ele disse que estudaria antes os demais setores. “Não descarto as outras áreas como saúde, economia, educação e outras. Mas claro que para isso se necessário irei me cercar de técnicos para me ajudar. Já na questão de segurança é o que mais sei pois é a minha área”, observou.
Ao final ele confessou que poderia mudar de partido e que tem um relacionamento de profissional com o Governador Fábio Mitidieri. “Não tenho motivos para sair do Republicanos. Mas se recebesse, por exemplo, convite do União Brasil de André Moura, não hesitaria. Tenho um bom diálogo com André e a própria Yandra. E sobre Fábio Mitidieri, ele é meu chefe, pois eu sou delegado da Polícia Civil do Estado que ele é Governador. Só tenho esse relacionamento. Claro, já conversamos mas nada de política. Temos respeito mútuo”, finalizou.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão