top of page

“Estamos atentos para a manutenção de empresas e empregos nos estado”, diz Secretário Jorge Teles


O programa “Cultura Notícias” desta quarta-feira, dia 28, entrevistou o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo Jorge Teles. Na oportunidade, ele falou sobre ações da pasta para atrair empreendimentos que gerem emprego, além do desenvolvimento do empreendedorismo sergipanos.


Segundo Jorge, a maior proposta do governo do estado, que surgiu durante a campanha, é a geração de emprego e renda. “Diariamente Fábio Mitidieri tem buscado novas oportunidades de instalação de novas empresas e novos investimentos, construindo assim parcerias com a iniciativa privada para gerar emprego e rendo no estado de Sergipe”, afirmou.


O Secretário também comentou a vinda do Embaixador da Irlanda Seán Hoy esteve essa semana visitando Sergipe, mais precisamente no município de Divina Pastora onde já se produz a renda irlandesa . “Seán Hoy veio conhecer essa produção que no seu pais deixou de ser feita. A renda foi trazida por freiras irlandesas que chegaram para catequizar as mulheres aqui em Sergipe e ensinaram essa arte que até hoje é mantida essa tradição que vem sendo passada de geração em geração . Arte esta que gera emprego e renda no nosso estado, já houve reunião com a PEC o órgão responsável pela exportação e embaixada do Brasil na Irlanda e está com tratativa com uma comerciante Irlandesa que deseja importar a renda para o seu país, em setembro haverá uma feira de artesanato no Ceará onde as nossas rendeiras vão participar da rodada de negócios”, comentou.


Jorge Teles também foi questionado sobre o empreendedorismo e desenvolvimento de novos talentos sergipanos. Temos firmado diversas parcerias com foco no empreendedorismo, procurando realizar a oferta de qualificação de técnicas e aproveitando esse período junino construímos uma grande rede de escoamento de produtos seja do artesanato ou da economia solidária, quem vai no Arraial do Povo passa pela vila do forró onde nós temos pessoas comercializando comidas típicas dessa momento, artesanato, em fim em vários locais buscamos a geração de emprego e renda”, explicou.


Sobre a visita do governador a Brasília nesta semana, inclusive visitando o ministro do Trabalho Luis Marinho, o secretário disse que Fábio tem buscado recursos para que o estado de Sergipe possa cumprir o seu papel social, para que possa gerar emprego e renda, criando novas oportunidades. “Mitidieri tem buscado ajuda do governo federal, ja que existe muitos problemas que são maiores que a nossa capacidade financeira. O governador tem tido muita habilidade nessas tratativas não só indo a Brasilia mais recebendo visita de ministros em nosso estado que vem anunciar e conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas promovendo esses intercâmbio e parceria que é forte e consistente visando transformar para melhor a vida do sergipano”, afirmou Jorge.


O gestor também falou sobre um projeto específico para primeiro emprego de jovens. “Em breve o governador estará lançando o programa que vai gerar qualificação técnica e sobretudo a experiência do primeiro emprego dentro da empresa, anotação em carteira, para que esse trabalhador possa ascender outras oportunidades ou ingressar nessa mesma empresa a oportunidade que esta sendo gerada para que não venha mais ter a dificuldade da primeira experiência que sempre é exigida nas contratações pelas empresas”, comentou.


Ao final Jorge Teles foi questionado sobre a questão da vinda e a permanência de indústrias, uma vez que algumas vieram para cá, com incentivos fiscais, e depois, deixavam o estado, colocando vários trabalhadores na rua. “Já tivemos essas experiências, a exemplo de uma fábrica de brinquedos de Ribeirópolis. Estamos atentos para a manutenção de empresas e empregos nos estado. Tanto é que Fábio Mitidieri já trouxe para a mesma região uma empresa de embalagens. Isso para compensar a saída da antiga empresa. Esse é um trabalho continuo para que todos possam garantir o seu sustento e que Sergipe possa crescer”, finalizou.




Por Ceiça Dias e Rozendo Aragão

Redação C8

Foto: ASN

bottom of page