“Estamos alerta para possíveis casos”, diz secretária de Saúde sobre surto de gripe


“Estamos alerta para possíveis casos”, diz secretária de Saúde sobre surto de gripe


Nesta quarta-feira, dia 15, a Secretária de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, foi entrevistada no Programa “Linha Direta”. A gestora comentou sobre a situação atual da pandemia da covid-19, o panorama da vacinação e disse que está acompanhando os casos de surto de gripe que vem ocorrendo em pontos do país e o que está sendo feito para monitorar aqui.


Waneska Barboza disse que o índice de vacinação está satisfatório em Aracaju, mas sempre é preciso mais avanços na imunização. “Temos mais de 80% com a imunização completa. Isso se reflete no atendimento de UTI’s. Tínhamos pouquíssimas pessoas nos leitos específicos. Isso mostra que é a vacina que está freando os casos graves. Mesmo assim precisamos intensificar”, detalhou.


Com relação as doses da Jansen para o reforço, a gestora disse que a quantidade recebida ainda não foi suficiente para que todos pudessem receber. “Aracaju recebeu dois lotes nesta semana, no entanto não foi o adequado para imunizar quem recebeu a dose única anteriormente. Por consta deste fato, temos que ter um controle por meio do ‘VacinAju’”, pontuou a Secretária.


Waneska Barboza também lembrou que a cidade vive outros casos além da covid-19. Ela lembrou que é preciso também tomar cuidado com a dengue neste momento propicio. “Jamais podemos baixar a guarda nesse momento de sol forte e eventuais momentos de chuva. Todo local de água limpa e parada precisa ser eliminado”, comentou.


Ao final ela também foi questionada por surtos de gripe em alguns locais do país, a exemplo do Rio de Janeiro e Bahia. Para a Secretária, ainda não existem casos comprovados na capital, mas a atenção sempre permanece. “Estamos alerta para possíveis casos. Enquanto isso chamamos a atenção da população para a vacina contra a gripe, pois já foi dito, ela é segura e consegue bloquear os casos mais graves”, lembrou Waneska Barboza.



Portal C8 Notícias

Fotos:André Moreira / PMA