top of page

“Estado poderá sediar cerca de mil eventos durante o ano”, diz Secretário do Turismo


O Programa Cultura Notícias desta segunda-feira, dia 20, contou com a entrevista d o Secretário de Turismo do Estado, Marcos Franco. Ele falou sobre as ações para desenvolver o setor em Sergipe para os próximos anos.


Na oportunidade, o secretário disse que a pasta é uma das missões prioritárias do governador Fábio Mitidieri. “Foi uma mordem do chefe do Executivo. Turismo atrai recursos para o estado e, consequentemente, trás desenvolvimento, acrescentou.


Segundo o secretário uma das preocupações do Governador é com a formação de um equipe técnica para que seja feito um trabalhos visando a divulgação e fomentação do turismo em Sergipe por inteiro. “Isso dará mais segurança a quem aqui chegar e investir ou então para quem quer apenas passear”, lembrou.


Marcos Franco destacou os vários tipos de turismo no estado, em especial o religioso e de eventos. Sergipe no momento está no período pré-pandemia, com muitos turistas aproveitando as belezas em todos os cantos do estado. ´”E agora, com essa retomada mais forte, que devemos aproveitar e investir no turismo. Temos São Cristóvão e sua religiosidade. Além disto, nossas praias. São belezas intermináveis”, argumentou.


Perguntado sobre as atividades desenvolvidas, o Secretário disse que estão sendo feitas parcerias com a rede privada, além do trabalho com as demais secretarias, a exemplo da infraestrutura com a recuperação de estradas pelo interior do estado. “Turista gosta de conhecer os principais pontos do estado. E para isso tem que ter rodovia recuperada. Isso também é ponto positivo para quem deseja voltar pra cá”, destacou.


Questionado sobre o cancelamento dos voos de Aracaju / Salvador feitos pela Companhia Aéra Gol, Marcos disse a empresa vai manter as viagens com uma aeronave maior a atual e que seria uma transição de metodologia da empresa. “A Gol já nos garantiu que finalizará apenas os voos com o turbo hélice ATR, mais pequeno. Mas colocará os aviões maiores para cá. Atém da Gol, já conversamos com a Latam e Azul. Todas elas tem um projeto de retomada de viagens para cá. Agora é fazer o nosso dever de casa, com a ampliação e melhoria do Santa Maria, que já está com a iniciativa privada”, pontuou Marcos.


O Secretário de Turismo de Sergipe também destacou a melhoria nos pontos turísticos que o estado oferta. “Queremos incrementar todos os lugares a serem visitados, além da atuação junto com companhias de turismo. Também temos projetos de receptivo para o turista, não só que chega pelo Aeroporto, mas também pela Rodoviária José Rollemberg Leite. Tudo isso será pauta de reuniões e ações bem planejadas, a fim de ser algo que chama atenção , mas sem sucesso”, mencionou.


Com relação a preencher o calendário de festas e eventos em 2023, Marcos Franco lembrou que será divulgado calendário de festividades nesta semana, em uma coletiva com a imprensa. “Estamos com uma previsão de mais de mil eventos para serem diluídos durante o ano inteiro e não focar apenas no São João e Carnaval. São eventos que vão do esporte até feira de modas e demais atos. Mas prefiro que o Governador Fábio Mitidieri anuncie pessoalmente na coletiva”, descreveu.


Ao final da entrevista, o Secretário foi questionado sobre política. Marcos Franco, que já foi duas vezes deputado estadual, disse que ainda segue no MDB e afirma que trabalha na política sempre aos poucos. “Sou neto de Augusto Franco e filho de Antônio Carlos Franco, que foi duas vezes prefeito de Laranjeiras. Dois grande nomes na politica. Na minha família sempre a palavra foi primordial. Sempre digo que meu foco agora é só turismo. Politica vem apenas em momento adequado”, finalizou.



Por Ceiça Dias

Redação C8

Fotos: Rozendo Aragão



bottom of page