
O Assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, Edcarlos Queiróz, participou do Programa “Cultura Noticias” na manhã desta quinta-feira, dia 20. Ele destacou que a gestão estadual está atuando para resolver a superlotação dos hospitais e unidades de atendimento infantil da capital e do interior.
Edcarlos destacou que este momento já era aguardado pelos profissionais de saúde. “Estamos saindo de um momento muito quente e já se encaminhando para o inverno, com temperaturas mais amenas. Esta quantidade de pequenos com adoecimento já é natural. No entanto, estamos registrando um aumento de casos de síndromes gripais. Por conta disto, pais estão tendo dificuldades. Mas estamos cientes disto”, lembrou.
O assessor da Saúde Estadual disse que o serviço de reforço no atendimento está sendo realizado nas unidades de Aracaju e interior. “Sabemos do que acontece, pois realmente a criança, mesmo com a vacinação em dia, tem uma saúde que requer sempre cuidados. Por isso que estamos alerta”, detalhou.
Durante a entrevista, Edcarlos pediu para que os pais e responsáveis possam levar os filhos a unidade de saúde mais próxima e, a depender da gravidade, o paciente será levado a um ponto de atendimento mais avançado. “O importante agora é que todos possam cuidar dos pequenos, evitando aglomerações entre eles. E no mais, os mesmos cuidados que tivemos com a covid-19 na pandemia, como uso de máscara e lavagem das mãos ou uso do álcool. Os cuidados devem ser maiores com crianças ate 3 anos”, advertiu.
O assessor também disse que este momento é o mais tenso que está se atravessando, mas que espera nos próximos dias uma melhoria da situação. “O Estado criou comitê de crise para acompanhar atendimento infantil. Já está sendo reforçado os principais pontos do interior, além do Huse para o suporte. Esperamos mais leitos durante estes dias”, descreveu.
Por Rozendo Aragão
Portal C8
Foto: ASN