
Na manhã desta quinta-feira, dia 08, o jornalismo da Cultura deu inicio as entrevistas com os candidatos ao Senado dentro do Programa “Linha Direta”. Jairo Alves de Almeida entrevistou o candidato do Partido Liberal (PL), Eduardo Amorim.
Nascido em Itabaiana, Eduardo Alves do Amorim, 52 anos, é o quinto filho dos agricultores Eliezer Antônio da Cunha, in memoriam, e Celina Alves do Amorim. É casado com a Procuradora do Trabalho, Vilma Amorim, e tem dois filhos, Lucas e lara. Médico de formação, diplomado pela Universidade Federal de Sergipe em 1989. Aprimorou seus conhecimentos em outros países europeus através de bem sucedidos estágios. Além de médico, Eduardo Amorim é formado em direito pela Unit, sendo pós-graduado em direito público. Teve atuação destacada como Presidente da Sociedade Sergipana de Anestesiologia e da cooperativa dos anestesiologistas. Exerceu o papel de Secretário de Estado da Saúde e coordenou o centro de oncologia do principal hospital público de Sergipe, hoje, o Huse. Pelo Partido Social Cristão, Eduardo Amorim elegeu-se deputado federal com 115.466 votos. Ele exerceu o mandato até 2010. Venceu o pleito do mesmo ano para o Senado da República, elegendo-se com 625.959 votos. Uma votação bastante expressiva, que marcou a história política do estado de Sergipe. Nas Eleições de 2014, Eduardo Amorim disputou o cargo de governador do estado de Sergipe. Obteve mais de 415 mil votos válidos e ficou em segundo lugar. No decorrente ano, pesquisa da Revista Veja em parceria com o núcleo de estudos sobre o congresso da UFRJ considerou o parlamentar como o melhor senador do Brasil, elegendo-o com nota máxima após analisar o trabalho dos 81 senadores. Após concluir o mandato no senado federal, em janeiro de 2019, retornou à medicina, onde tem atuado enquanto anestesiologista, especialmente em cirurgias cardíacas no hospital de cirurgia. Eduardo Amorim hoje está filiado ao PL. Seus suplentes são João Fontes do PTB e Edilma Amorim do PL.

Durante a entrevista, Eduardo Amorim falou sobre suas propostas. Entre elas as iniciativas para área de saúde, com a retomada de projetos para a construção em definitivo do Hospital do Câncer. Ele também falou sobre iniciativas para as áreas da educação e do turismo, lembrando que Sergipe poderia fazer muito mais nesses doais setores. Além disto, Eduardo foi provocado sobre o resultado do julgamento de Valmir de Francisquinho. Ele disse que se sentia tranquilo e que o povo sergipano saberá fazer a decisão em outubro.
Nesta sexta-feira, dia 09, está agendada a entrevista com a Candidata ao Senado Danielle Garcia do Podemos. A produção do programa ainda aguarda agenda para marcar entrevista com o Candidato do PSD, Fábio Mitidieri ao Governo do Estado.
As entrevistas dos candidatos no “Linha Direta” e “Inove Notícias” também podem ser acompanhadas, em áudio e vídeo, no site (soumaiscultura.com), aplicativo (Sou Mais Cultura) e no nosso canal do Youtube (Cultura TV).
Portal C8 Notícias
Fotos: Rozendo Aragão