“Edvaldo tem papel importante para escolher Vice”, diz Bittencourt


Na manhã desta segunda-feira, dia 16, o Vereador e Líder do Prefeito na Câmara de Vereadores de Aracaju, Professor Antônio Bittencourt, participou do Programa “Linha Direta”, apresentando por Jairo Alves de Almeida. O parlamentar falou de recentes projetos aprovados na casa e também destacou o cenário político deste ano.


Ele começou a entrevista comentando os projetos enviados à Casa Parlamentar de Aracaju. Para o Vereador, foi uma semana muito intensa. “Foram 7 projetos, mas o principal foi a revisão dos salario dos servidores. Foi 5% linear para todos. No caso dos médicos, 5% agora e 5% em outubro. Teve também auxilio para a Guarda Municipal e SMTT. Para os professores tivemos o maior ganho, que varia de 50% a 97%. Isso tudo após receber os sindicatos para negociar. Se tivéssemos concedido todas as cobranças, passaríamos de R$ 250 milhões. A prefeitura tem se organizado bem para chegar a esse momento”, destacou.

Antônio Bittencourt também comentou sobre o projeto da construção de casas na Reserva das Mangabeiras Santa Dulce dos Pobres. Para o líder da situação, apesar de vozes contrárias, a iniciativa trará dignidade as pessoas que moravam em casas sem nenhuma condição. “Conheço a realidade das pessoas ali desde quando fui Secretário de Assistência Social. E sei que muitas famílias moravam em residências insalubres e desumanas. O prefeito conseguiu um financiamento para construir mais de mil casas. E para isso foi criada a reserva, a fim também de preservar o sustento dos catadores e catadoras de mangaba. Tudo que foi retirado está sendo compensado. Ouço criticas, mas é preciso lembrar que existe um trabalho de dignidade para as pessoas da região”, comentou.


Perguntado sobre o subsidio para o transporte coletivo, Antônio Bittencourt lembrou que foi uma iniciativa importante para segurar o valor da passagem. “O sistema de transporte no Brasil como um todo está em crise. Não é apenas exclusividade de Aracaju. Há um estudo afirmando que as empresas do Brasil todo deixaram de faturar R$ 25 bilhões. Aqui na capital, mais de 20% de queda de passageiros. Isso ocorre já antes da pandemia. O isolamento social agravou ainda mais a situação. Some isso a questão do aumento dos combustíveis e insumos. É lógico que ninguém quer aumento, mas as medidas que passaram na Câmara forma benéficas. Também queremos que o empresários do transporte faça sua parte e ninguém quer falir empresas. Enfim, é um trabalho sério que vem sendo feito pelo Prefeito. Tudo isso tem que passar por uma reformulação”, comentou o parlamentar.


Questionado sobre o clima da Câmara na atualidade, o Vereador disse que mantém o equilíbrio nas discussões. Para ele, é uma qualidade que busca no cotidiano. “Para você dialogar, não precisa ser agressivo. Ter um diálogo saudável é bom, com sobriedade. Tudo bem, existe sim as diferenças, mas não precisa ser subserviente e nem ser inimigo dentro do parlamento. Precisamos ter um ponto de convergência na seara política”, detalhou.

O Professor Antônio Bittencourt também falou sobre as Eleições deste ano. Ele afirmou que não é pré-candidato e não tem pretensões para outubro. “Não tenho discutido nada disto com o PDT e não tenho me preparado para isso. Poderia até me lançar, mas primeiro prefiro concluir meu mandato de vereador”, respondeu.


Perguntado se tem conversado com Edvaldo sobre política deste ano e sobre escolha do Vice do agrupamento, Antônio Bittencourt disse que não tem feito encontros com o Prefeito com essa intenção, mas que ele terá uma importância grande para o processo. “O grupo tem dito que Edvaldo Nogueira deve escolher o nome, o próprio Governador Belivaldo Chagas também disse, mas o Prefeito lembrou que é uma decisão em conjunto. Tudo que for falado agora é especulação. Mas acho que Edvaldo tem papel importante nesta escolha”, finalizou.



Portal C8 Notícias

Fotos: Rozendo Aragão