
O prefeito Edvaldo Nogueira prosseguiu com sua agenda em Brasília, nesta terça-feira, dia 7. Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o gestor da capital sergipana foi recebido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, juntamente com outros dirigentes da entidade municipalista.
A principal pauta da reunião foi a reforma tributária. Para Edvaldo, o encontro foi "muito positivo", uma vez que a FNP indicará três membros para a comissão que trata da reforma no ministério. Um dos indicados será o secretário de Finanças de Aracaju, Jeferson Passos. Edvaldo e a comitiva da FNP também se reuniram nesta terça com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, e com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano.

"A reunião com o ministro Haddad foi muito positiva. A reforma tributária é um elemento muito importante para a retomada do desenvolvimento econômico e para a construção de um novo país, com igualdade, e com distribuição de renda. Então, esse foi o principal ponto que discutimos na reunião com o ministro Fernando Haddad e houve um consenso entre nós, de que é necessário fazer a reforma, levando em consideração dois pontos. O principal deles é que não pode haver uma reforma tributária, no Brasil, sem a presença dos municípios, entes federados dos quais a sociedade precisa da ação. São nas cidades que a vida acontece e não é possível mais viver nessa inversão, onde a maioria dos tributos ficam com os governos federal e estaduais", destacou Edvaldo.
O presidente da FNP informou também que, ao debaterem sobre a construção de uma reforma tributária equânime com o ministro da Fazenda, o representante do governo federal propôs a criação de uma comissão para discutir, ligada ao ministério, com a presença de membros das cidades. De acordo com Edvaldo, a iniciativa será fundamental, pois "possibilitará uma participação mais efetiva dos municípios na discussão".
"O ministro abriu essa possibilidade, com a criação de uma comissão que contará com três membros indicados pela Frente, sendo um deles já o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, que preside a Abrasf e vai trazer as ideias da frente, para que possamos encontrar um consenso entre os estados, municípios e governo federal. A nossa ideia é que possamos alcançar uma solução conjunta e saímos da reunião com essa ideia estruturada, para que possamos construir e aprovar uma reforma que possibilite o progresso do país, além da retomada do desenvolvimento econômico", afirmou. Convite Após a reunião com o ministro da Fazenda, Edvaldo e os prefeitos que integram a FNP estiveram com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, quando fizeram o convite para a 84ª Reunião Geral da entidade. No encontro, os gestores também agradeceram ao parlamentar "pela relação harmoniosa que tem sido construída entre a Câmara e a Frente". "Aproveitamos a reunião para falar também sobre a criação da bancada de apoio à Frente Nacional de Prefeitos na Câmara, formada por deputados indicados pelos gestores municipais. Hoje, essa bancada já conta com 82 deputados federais, o que é um fato muito importante porque precisamos desse apoio efetivo para fazermos as nossas reivindicações e para enfrentarmos os nossos problemas cotidianos. Ontem, nos encontramos com o presidente do Senado e hoje com o presidente da Câmara, mostrando essa união que a Frente quer manter com o parlamento brasileiro", destacou Edvaldo.
Fotos e fonte: AAN