Edvaldo reúne secretários para discutir obras com recursos do BID


O Prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu nesta quinta-feira, dia 12, com os secretários e técnicos responsáveis pelos projetos que estão sendo desenvolvidos os com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento em Aracaju. A gestão firmou convênio com o BID no valor de 75 milhões de dólares.


Entre os projetos, estão a avenida Perimetral Oeste, a revitalização completa do Parque da Sementeira, o Parque Ecológico Poxim, algumas praças, ecopontos, centros de assistência social e escolas. "Tenho acompanhado de perto o andamento dos projetos, para irmos ajustando os pontos e para que sejam executados da maneira mais célere possível. São obras extremamente relevantes para Aracaju, para o desenvolvimento social e sustentável da nossa cidade. De modo geral, o trabalho segue muito bem, mas é fundamental acompanhar de perto para evitar atrasos", afirmou Edvaldo.


Durante a reunião os Gestores falaram sobre os valores já aplicados nas obras, também das desapropriações que serão realizadas na região por onde passará a nova avenida, além de indenizações às famílias. Também houve a definição de terrenos onde serão erguidas algumas das obras, como os ecopontos e os centros de assistência social. O Prefeito solicitou um cronograma mais detalhado das obras e dos ajustes nas contrapartidas financeiras, para adequação ao orçamento do município.


Assinado no final de 2019, o contrato com o Banco Interamericano do Desenvolvimento destinou recursos para o programa "Construindo para o Futuro". Como já está em execução, o convênio prevê obras para diversas áreas da cidade, com foco principal do desenvolvimento social e urbano do município. Alguns projetos já foram entregues à população, a exemplo das praças no bairro 17 de Março, um ecoponto no bairro Ponto Novo e outra estação de entrega voluntária no bairro Inácio Barbosa. Também está em andamento a construção de mais quatro praças, no 17 de Março, duas no bairro Santa Maria, e a revitalização do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) que já conta com novo cercamento, nova área de estacionamento e paisagismo.


O programa financiado pelo BID incluiu a construção de uma Casa Lar e de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambos no 17 de Março e já licitados, a construção de mais três ecopontos (nos bairros 18 do Forte, Jardim Centenário e Farolândia), a infraestrutura de unidades habitacionais no Lamarão, além de projeto topográfico e urbanístico do Parque da Sementeira. Os trechos 1 e 4 da avenida Perimetral Oeste, o Inventário de Urbanização de Aracaju (zona Sul), e estudos para a implantação de uma unidade de conservação no Lamarão, também fazem parte do pacote de ações. A previsão é que tudo possa ser executado até 2024.



Portal C8 Notícias

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA