Edvaldo Nogueira lidera encontro de Prefeitos em Brasília


O Prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira está em Brasília durante a mobilização de prefeitos de todo o país. O chefe do executivo municipal é Presidente da Frente Parlamentar de Prefeitos, instituição que organizou o “Dia D” de mobilização dos gestores na capital federal.


O foco do encontro é chamar a atenção do governo federal e do Congresso Nacional para as principais pautas municipalistas, com ênfase para a PEC 13, PEC 122 e o financiamento do transporte público. Os prefeitos foram recebidos pelo presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, e do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco.


Para o Presidente do FPN, o encontro entre prefeitos e Legislativo foi muito importante para os municípios brasileiros. Discutimos temas que são candentes e que estão preocupando os prefeitos de todo o país. Falamos sobre a PEC 13, que trata da aplicação dos 25% na Educação, onde a maioria dos municípios não conseguiram aplicar em virtude do aumento da arrecadação e dos dois anos em que as escolas precisaram ficar fechadas, não permitindo que os municípios fizessem, de maneira planejada, a aplicação dos recursos. Essa pauta é muito importante porque economizaremos R$15 bilhões para aplicar em 2022 e 2023”, lembrou Edvaldo Nogueira.


O socorro ao transporte publico também foi tema do encontro entre os prefeitos e o parlamento nacional. “Este tema será "efervescente no processo eleitoral, pois é um ponto que muitas cidades protelaram para discutir. Portanto deve ter atenção do governo federal. Agora é a hora de Brasília nos apoiar", declarou o Vice-presidente de Cidades Inteligentes da FNP, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.


A mobilização foi idealizada durante a 81ª Reunião da Frente Nacional dos Prefeitos que aconteceu mês passado em Aracaju. Além de Edvaldo Nogueira, de Sergipe estiveram a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, e de Estância, Gilson Andrade. Também acompanharam o Dia D de mobilização os deputados federais Fábio Mitidieri, Laércio Oliveira, Fábio Henrique e Gustinho Ribeiro.



Portal C8 Notícias

Fotos: Paulo Negreiros/FNP