top of page

"Edvaldo Nogueira está com muita presa", diz vice-presidente do Sindmed sobre PPP da saúde


O vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) Dr. Argemiro Macedo foi o entrevistado desta terça feira, 28 do Programa Cultura Noticias. Ele falou sobre a audiência que aconteceu nesta segunda feira, na Câmara de Vereadores do Município de Aracaju sobre a Parceria Pública Privada na área de saúde.


Pelo projeto da Prefeitura, que ainda será apreciado pelo Poder Legislativo, algumas unidades de saúde seriam gerenciadas de forma terceirizada, como já é feita no Hospital Nestor Piva. Para o medico, haverá alguns problemas no quesito de atendimento. “Agradeço a Câmara de Aracaju por também disponibilizar o espaço para o debate deste assunto de tamanha importância para os aracajuanos de um modo geral. Este fato não pode ser passado da forma que está ocorrendo, sem debate público”, destacou.


Para o médico, isso é falta de ação dos gestores do município. "Essa decisão da atual gestão é fruto da falta de planejamento da prefeitura que não tem o interesse de investir nas unidades de saúde, não é apenas uma parceria, mas a entrega da saúde para o setor privado. Esse dinheiro poderia ser investido na saúde da população e melhoria das unidades como um todo", disse Dr. Agemiro.


Outro problema grave é o valor investido nesta Parceria Público-Privado. Muitas parcerias públicas privadas no país não tem o anúncio real do valor. Ele citou por exemplo, as refinarias da Petrobrás que passaram para iniciativa privada. “Infelizmente vemos tanto investimento privado em empresas publicas, mas quando realmente está sendo colocado? É sobre isso que queríamos saber”, pontuou.


A prefeitura de Aracaju tem o desejo de fazer a parceria por 25 anos. No entendimento do médico, é muito tempo. “Se esta for a pretensão, isto pode se configurar privatização em definitivo”, alertou.


Durante a entrevista foi veiculada uma fala do prefeito da capital Edvaldo Nogueira sobre a PPP nas unidades. Ele disse que está buscando meios para que o serviço seja feito de uma forma ágil e em benefício do povo aracajuano. “Temos discutido com vários setores da sociedade. Tudo será feito em beneficio de quem precisa das unidades de saúde do município”, afirmou o gestor.


Dr. Argemiro rebateu a fala de Edvaldo, lembrando que tudo está sendo feito sem a presença física das pessoas, por meio de audiências on-line. "Edvaldo está com muita pressa de desenvolver este projeto. Para ter 25 anos de parceria é preciso diálogo intenso com o povo apresentando os prós e os contra e daí sim a população seja respeitada sabendo e entendendo o que de fato está acontecendo”, concluiu.



Por Ceiça Dias

Redação C8

Foto: Sindimed/divulgação

bottom of page