top of page

Edvaldo anuncia restauração do Palácio Inácio Barbosa


Na tarde da segunda-feira, dia 9, o Prefeito Edvaldo Nogueira realizou uma visita técnica ao Palácio Inácio Barbosa, antiga sede do Poder Executivo de Aracaju. Ele estava acompanhado de uma equipe que está avaliando o histórico imóvel. É provável que o prédio possa ser transformado em uma Pinacoteca.


A visita de Edevaldo foi acompanhada pelo Presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida e pelo Diretor da empresa Amora Natureza e Cultura, Carlos Amorim. Durante a inspeção do imóvel, o Gestor da capital falou que a vistoria é o primeiro passo dentro do projeto de restauração de um dos mais importantes prédios da capital sergipana. "Essa é uma obra com a qual sonhamos há muitos anos e que estamos, finalmente, vendo a possibilidade de se tornar real. Esse prédio é muito importante para a nossa cidade, é um imóvel histórico, de 1923, que foi erguido no governo de Graccho Cardoso e que, inclusive, tive a alegria de poder despachar nele quando fui vice-prefeito e prefeito, na minha primeira gestão. Infelizmente, depois que a sede da Prefeitura foi transferida, esse local ficou abandonado. Quando retornamos à Prefeitura, em 2017, chegamos a buscar uma parceria com uma universidade, que acabou não dando certo, mas agora conseguiremos e isso me deixa muito feliz", explicou Edvaldo.


Para a realização da obra, o Prefeito salientou que a administração municipal já iniciou o processo de consultorias com empresas interessadas em contribuir com a execução do projeto. "Estamos buscando apoio logístico da iniciativa privada para nos ajudar a tornar esse sonho realidade. Nossa ideia é fortalecer o polo cultural de Aracaju, transformando esse espaço, que já foi do poder público, em um ambiente cultural. Temos consciência de que é apenas o começo de um longo percurso que temos pela frente, mas estamos esperançosos de que, em dois anos a obra estará concluída para inaugurarmos a Pinacoteca, um espaço exclusivo para as produções artísticas do nosso estado e que será um ponto de encontro desta rica cultura sergipana", finalizou.

Para o diretor da empresa Amora Natureza e Cultura, Carlos Amorim, a restauração do Palácio Inácio Barbosa é mais do que uma obra de recuperação. "É um projeto que vai possibilitar a criação de uma área em que a arte sergipana poderá conversar com o país, ganhando a visibilidade que merece. É claro que restaurar esse prédio espetacular, nobre, que foi sede do governo municipal por muitos anos, é algo muito importante, mas é uma iniciativa que vislumbra mais do que isso. Então, espero muito que dê certo. Iniciamos essa conversa com o prefeito Edvaldo Nogueira no ano passado e hoje estamos vistoriando o local e discutindo sobre a possibilidade de utilizar esse espaço como destinos cultural e social, diferentes", expressou.


Da mesma forma, o presidente do Instituto Pedra, Luiz Fernando de Almeida, enalteceu a importância dessa obra. "É um imóvel que não está cumprindo a sua função há muito tempo e que tem uma enorme vocação de se tornar um equipamento cultural para o povo sergipano. Então, a ideia é pensar nas possibilidades de recuperação, de financiamento, de uso das leis de incentivo, de pensar neste equipamento e no papel que ele pode ter perto de outras experiências, de outros equipamentos similares no país, e, a partir disso, encontrar o caminho que a Prefeitura, a população de Aracaju pensa como o melhor para recuperar esse patrimônio que é tão importante para a cidade", salientou.



Portal C8 Notícias

Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

bottom of page