Educação do Estado realiza abertura da “Semana da Pátria 2022”



Na manhã desta quinta-feira, dia 1º, a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte realizou a abertura da “Semana da Pátria 2022”. O evento, realizado no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, marca o inicio das comemorações do 07 de Setembro, quando o Brasil, neste ano, completa os 200 anos da Independência.


Diversas autoridades civis e militares estiveram no ato. Entre elas o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Josué Modesto dos Passos. Ele reafirmou a importância do evento deste ano, que dá inicio as celebrações do Bicentenário da Independência. “Estamos num momento muito importante da história de nosso país. Celebrar os 200 anos da Independência é lembrar das lutas que o Brasil enfrentou para se firmar com importante nação. Este é um momento que todos os anos a Seduc realiza e estamos retomando após os 2 anos da pandemia”, comentou.


A solenidade contou com a releitura de texto sobre a Independência do Brasil e a 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. O acendimento da tocha aconteceu na Capitania dos Portos de Sergipe com trajeto passando pela Avenida Ivo do Prado, entrando na Travessa Juca Barreto até o Centro de Excelência Atheneu Sergipense. A corrida foi realizada com atletas da rede pública estadual de ensino, acompanhados da Cavalaria da Polícia Militar de Sergipe, com entrega da tocha ao secretário da Seduc e acendimento da Pira do Fogo Simbólico.


Diversas atividades serão realizadas durante a semana nas escolas da Rede Estadual. O desfile de 7 de Setembro ocorrerá, tradicionalmente, a partir das 8h, na Avenida Barão de Maruim, contando apenas com as forças militares. Já os desfiles das acontecerão nos bairros e nas cidades do interior do estado com a programação estendida até o dia 25 de setembro.



Portal C8 Notícias

Fotos: Seduc