Educação de Aracaju retoma as aulas presenciais


Após 2 anos com aulas suspensas ou com atividades online, a Secretaria de Educação de Aracaju retomou nesta segunda-feira, dia 07, as atividades em todos os estabelecimentos de ensino. Uma acolhida foi feita para pais e alunos na Escola Municipal João Paulo II no Bairro Santa Maria em Aracaju.


O retorno dos alunos aconteceu em clima de festa e boas-vindas por parte da direção e dos professores que aguardavam os alunos. Segundo a Secretária de Educação da capital, Maria Cecília Leite, o momento dera de alegria e de cuidados. “Estamos ainda na pandemia, mas agora temos a vacinação que já está em grande parte da população. Vamos agora retomar o ensino e tirar o prejuízo desses 2 anos de aulas que não ocorreram em sua totalidade em sala”, destacou.


A gestora lembrou que, comparado ao ano passado, a grande diferença é com relação ao distanciamento. “Em 2021 tínhamos que mantar cerca de 2 metros entre os alunos. Agora não. Sempre teremos a questão da higiene em todos os prédios das escolas mas não será preciso ficar distante entre alunos, uma vez que boa parte já está imunizada”, lembrou.


Sobre a questão da vacinação, Maria Cecilia disse que a partir desta segunda a aplicação das does ocorre em algumas escolas. No entanto, antes é preciso pegar uma permissão na secretaria. “Lembramos aos pais ou responsáveis que antes de vacinar é preciso esta permissão assinada. Só assim os profissionais da saúde poderão estar aptos a aplicação d vacina contra a covid-19”, comentou Maria Cecília.


Trânsito


Com a retomada das aulas, o trânsito tende a aumentar ainda mais, principalmente na porta das escolas. Por isso a equipe da SMTT estava no local, a fim de dar orientações aos motoristas e aos pais de alunos. “Tem muita gente que trás os alunos de bicicleta ou mesmo de moto. Nos dois casos é preciso muito cuidado. Se vir de moto, pai e aluno devem vir de capacete. Já os motoristas que vem com os filhos devem deixa-los com segurança, evitando fila dupla ou tripla na porta das escolas de toda a cidade”, lembrou o Diretor de Trânsito Thiago Alcântara.




Portal C8 Notícias

Fotos: Rozendo Aragão