Duas novas pesquisas eleitorais serão divulgadas na próxima semana



Faltando poucos dias para o segundo turno das Eleições 2022, duas novas pesquisas eleitorais estão previstas para serem divulgadas até a próxima segunda-feira (24), é o que garante o diretor executivo do Instituo França de Pesquisas, Willian França, que concedeu entrevista ao programa Cultura News, apresentado por Rozendo Aragão.


Todas as pesquisas eleitorais precisam ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, segundo Willian, uma pesquisa a nível nacional já foi registrada e iniciada, seu resultado está previsto para o próximo domingo (23), quando serão divulgados os percentuais de intenção de voto para o segundo turno presidencial, disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).


A segunda pesquisa, a nível estadual, está em processo de registro e provavelmente será iniciada na sexta-feira (21) e divulgada na segunda-feira (24). Nesta, serão levantadas as intenções de voto para segundo turno do governo de Sergipe, disputado entre Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT).


O diretor executivo do Instituo França de Pesquisas ressaltou ainda que existem várias técnicas e metodologias utilizadas para a realização das pesquisas eleitorais, “temos a metodologia presencial, por telefone, por internet, por coleta de dados no questionário eletrônico. São várias formas, mas a regra em todas as pesquisas você tem que obedecer, alguns pontos não são negociáveis em uma pesquisa. Por exemplo, para fazer uma pesquisa bem feita você tem que ter o universo e a amostra, que precisam obedecer critérios”, explica Willian.



Por Fernanda Santiago

Portal C8

Foto: Reprodução/TSE