
Na última sexta-feira de cada mês a Rede Cultura de Comunicação apresenta o quadro “Gente de Sucesso” dentro do Programa “Cultura Notícias”, apresentado por Jairo Alves de Almeida. Neste dia 26 de maio a personalidade homenageada foi a Diretora-Geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel Dra. Débora Leite.
Ela nasceu na cidade de Santos em São Paulo em 24 de junho. Seus pais, João e Josefa, são sergipanos e se conheceram na cidade do litoral paulista. Depois de um tempo e já casados, eles voltam para Sergipe já com a filha que tinha 14 anos. Ao chegar a capital, a jovem passou por varias escolas e descobriu seu futuro na área da saúde. Aliás, desde criança já dizia aos pais que queria ser médica. E a medicina aumentou o seu lado humano, com o cuidado, a cura do corpo e o toque na alma. Para ela, ser profissional da saúde é mais que prescrever medicamentos ou indicar tratamento. Ser médica é ser presença que transmite acolhimento e empatia.

Sua formação na medicina é voltada para a área de pediatria. Ela também atua como neonatologista. Possui pós-graduação na gestão em saúde pela fundação Getúlio Vargas, é Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe, Professora do Curso de Medicina da Unit e consultora internacional de aleitamento materno certificada pelo International Board of Lactation Consultant Examiners.
Na atualidade, ela está à frente de um dos seus maiores desafios. É a Diretora-Geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel. A instituição, que completou neste dia 24 de maio 165 anos, é mantida pela Associação Aracajuana de Beneficência, entidade que tem 122 anos. Nesta história, a profissional é a primeira mulher que assumiu a direção. Ela abraçou o desafio de administrar a entidade, promovendo uma série de mudanças que já impactaram na melhoria dos serviços.

Débora é irmã de Simone e Paulo Sérgio. Casada com Cícero Mendes, tem três filhos: os gêmeos Maria Júlia e João Guilherme, com 18 anos, e Pedro Henrique, de 16 anos.
Durante o quadro, Dra. Débora Leite pode ouvir homenagens de vários colegas da medicina. Uma delas é a Presidente da Sociedade de Pediatria de Sergipe, Ana Jovina. “Minha amizade com Debora já vai de longa data. Foi a paixão em comum dos cuidados com criança que nos aproximou. Dai não separamos mais. Tudo que ela faz é bem feito. Tem uma sabedoria impar. Que Nossa Senhora continue iluminando seus caminhos”, destacou.
O amigo Geraldo Viana disse que falar de Dra. Débora em pouco tempo era desafiador. “Poucas palavras não definem ela. É uma pessoa de bem. Faz parte de minha família, sendo uma amiga. Sempre temos a presença dela, tanto para me aplaudir como para me puxar orelhas. Me enche de orgulho. Mulher aguerrida. Aracaju e Sergipe só ganham com a atuação dela”, afirmou.
Entre os familiares a cunhada Mirian destacou a personalidade da Doutora no dia a dia. “Precisaria de uns 30 minutos para falar, mas só digo que temos uma amizade de 3 décadas. E nunca tivemos desentendimento. Ela namorava meu irmão e começaram a frequentar a Igreja juntos. Essa força que tu tem vem dai. Que Deus te ilumine”, lembrou.

A filha, Maria Júlia, falou sobre a importância da mãe no dia a dia. “São tantas palavras para descrever a minha mãe, mas a qualidade que mais a representa é estar presente. Tenho orgulho de ser filha de uma mulher como ela”, comentou.
O marido, Jornalista Cícero Mendes, esteve ao vivo no estúdio da Cultura e fez a homenagem ao vivo a esposa. “Nos conhecemos nas andanças na Igreja e também aqui na Rádio Cultura, onde iniciei em 1994. Gravamos muitos jingles para emissora . E foi nessa caminhada que conheci a minha Débora. Ela me ensinou e ensina muito. Vivemos altos e baixos de qualquer casamento, e hoje já temos mais de 20 anos juntos. Um sonho a dois, que já está em 5, pois temos 3 filhos. Agradeço a Deus por tudo que me deu e ela esposa guerreira e única”, detalhou
O Diretor-Executivo da Rede Cultura de Comunicação, Padre Marcelo Conceição lembrou que Dra. Débora Leite é uma pessoa de Fé e que está à frente de uma importante entidade com a Graça Divina. “Sou Capelão do Santa Isabel e sou testemunha do trabalho de coragem que ela tem na entidade centenária. Que Deus a ilumine e que dê forças nessa missão”, afirmou.
Ao final, e bastante emocionada, a Diretora-Geral do Santa Isabel disse que foi uma grata surpresa ter sido homenageada. “Não imaginava que seria isso, apenas uma entrevista sobre o Santa Isabel. Mas agradeço a Padre Marcelo e a todos da Rede Cultura pela lembrança. Ouvir amigos e familiares foi muito importante para meu dia a dia. Gratidão por tudo”, finalizou.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Fotos: Raoni Smitt