Dr. Antônio Carlos Sobral Sousa é Homenageado no “Gente de Sucesso”


A cada mês a Rede Cultura de Comunicação, através do Programa “Linha Direta”, apresenta o quadro “Gente de Sucesso”. O objetivo é lembrar a importância das personalidades de diversas áreas da sociedade sergipana. Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, a atração homenageou um dos grandes médicos de Sergipe, o Cardiologista Dr. Antônio Sobral Sousa.


O homenageado nasceu em Aracaju no dia 05 de junho de 1955. Entre 6 filhos, ele é o primogênito do casal José Carlos de Souza e Clara Maria Sobral Souza. Graças a seus pais, foi favorecido com uma formação baseada nos princípios do estudo, da ética e da meritocracia. Com isso, conseguiu ser especialista na cardiologia. Em 1979 se formou no curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Durante os estudos, é convidado pelo então Cônego Carvalho para ministrar aulas de biologia no Colégio Arquidiocesano. Por meio do ensino, voltou à sala de aula, desta vez na própria UFS, onde participou da Graduação, do núcleo de Pós-Graduação em Medicina e demais áreas da universidade. É doutor pela Faculdade de Medicina da USP e Fellow of American College of Cardiology.


Foi presidente das Sociedades Brasileira de Cardiologia de Sergipe e Norte-Nordeste. É membro da Academia Sergipana de Medicina. Atua como Chefe da Unidade do Sistema Cardiovascular do Hospital Universitário e coordena o Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação São Lucas de Aracaju. É casado com Maria Auxiliadora Nabuco Majela Souza, tem duas filhas, Natália e Gisela, e uma neta, Maria Majela.


Durante o Programa, Dr. Antônio Sousa recordou de seu trabalho. “Assumi uma missão muito grande que é de cuidar do coração de várias pessoas. Não só o coração físico, mas o sentimento de cada um. É uma área muito gratificante para mim”, comentou.


O quadro também é composto de homenagens enviadas por várias pessoas. Entre as quais, os amigos. “Falar de alguém como Dr. Sousa é muito fácil O conheci no colégio Brasília. Convivemos desde a infância e até hoje o tenho como grande amigo. Está sempre pronto com bom médico”, destacou o Empresário Ivan Leite. Outro que destacou a vida do Cardiologista foi a amiga Mírian Ribeiro. “Em Sergipe temos um grande cientista. O trabalho dele como médico e professor é orgulho para sergipanos e brasileiros”, pontuou.


Participaram do quadro os colegas de medicina, entre eles o Dr. José Teles. “Conheci Sousa na Faculdade de Medicina da UFS. Tornamo-nos colegas e atuamos juntos durante longos anos. Virou uma convivência agradável. Conduzimos varias cirurgias cardíacas no São Lucas. Um grande amigo”, detalhou. “Ele tem um coração gigante e é muito querido por colegas, amigos e os alunos. Tem um coração gigante”, afirmou Dra. Débora Pimentel.



Colegas de trabalho também falaram da importância de Dr. Sousa na atuação do dia a dia. “Estou em Sergipe desde 2019 e conheci este grande profissional. Uma das grandes supressas. Um amigo com quem tenho aprendido todos os dias, seja na cardiologia, seja na amizade”, comentou o Diretor do Hospital São Lucas/Rede D’or, Leonardo Baumworcel.


A família também expressou todo carinho e amor que tem pelo médico. “Lembro da inteligência dele. Fui visita-lo com 6 dias de nascido e o coloquei no braço. Na época nem o pai dele havia colocado”, recordou o Tio Manoel Adalberto. Já a filha mais velha, Natália Sousa, se emocionou a falar das virtudes do pai “É uma grande admiração por ele. Um exemplo de ser humano generoso e honesto. Sempre me ensinou a ter respeito e empatia pelas pessoas. Em todos os momentos esteve ao meu lado. Saiba que eu te amo”, destacou.


Ao final, o Diretor-Executivo da Rede Cultura de Comunicação, Padre Marcelo Conceição, destacou a importância de Dr. Souza para a sociedade. “Falar de Dr. Sousa é falar de um grade amigo e excelente profissional. Gratidão a Deus por pela sua vida. O senhor é Gente de Sucesso”, lembrou.


Bastante emocionado, o Cardiologista até afirmou que precisava de um colega para o auxiliar, devido a emoção. “Estou profundamente emocionado com tantos amigos e pessoas queridas que deram esta homenagem. E a minha família que é a base de tudo. Agradeço a Deus e a cada um pela existência”, comentou Dr. Sousa.



Portal C8 Notícias

Fotos: Rozendo Aragão