
A tarde deste sábado, dia 25 de fevereiro, foi especial para os fiéis de Estância, na região Sul do estado. Após pouco mais de um ano sem um Bispo na Diocese, tomou posse Dom José Genivaldo Garcia. Ele foi indicado pelo Papa Francisco em 30 de novembro de 2022 e foi ordenado no último dia 11 de fevereiro no Ginásio Constâncio Vieira.
A primeira cerimônia foi um momento de oração com os fiéis que lotaram a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe. Depois, Dom Genivaldo, 12 Bispos e padres da Diocese de Estância, Propriá e Arquidiocese de Aracaju voltaram ao templo para a posse canônica. Este primeiro momento foi presidido pelo Arcebispo da capital, Dom João José Costa. “Com grande alegria que a Igreja particular de Aracaju cede ao povo de Deus de Estância um de seus filhos do sacerdócio para que conduza a cada um na caminhada da Fé”, destacou.

Em seguida todos se dirigiram para o palco da celebração, onde milhares de pessoas da cidade de Estância e da Diocese se fizeram presentes. Durante a sua homilia, Dom Genivaldo disse que estava feliz por estar presente diante de Deus e do povo ao qual Ele o confiou. “Gratidão ao Pai celeste por estar aqui. Agora tenho uma missão maior, mas que com a Graça Divina, tudo será concretizado”, pontuou o novo Bispo.
Entre os Bispos presentes estava Dom Luís Flávio Cappio, da cidade de Barra na Bahia. Ele ressaltou que este momento é importante para a Diocese. “Depois de um tempo de orações a comunidade de Estância está feliz ao ter seu novo pastor. Que Dom Genivaldo possa ter bons frutos”, lembrou. Já o antecessor, Dom Giovanni Crippa, Bispo de Ilhéus na Bahia, destacou a importância da chegada de um novo Bispo. “Estávamos aqui até há pouco mais de um ano e meio, quando fui enviado para sul da Bahia. Fico feliz de ver meus ex-diocesanos sendo abençoados com a chegada dele. Que o pastoreio de Dom Genivaldo possa ser grandioso”, comentou.

A alegria de ter um novo Bispo na região também era visto no semblante dos diocesanos. Para Valdice Oliveira, a chegada de Dom Genivaldo foi uma benção. Passamos um ano orando a Deus para que o novo pastor estivesse entre nós e Ele mandou nosso Bispo. Que ele tenha um ótimo trabalho”, afirmou. Para o representante da Pascom, Raul Muller, a vinda do novo Bispo dá maior vigor na caminhada da Igreja em Estância. “Não só em nossa cidade, mas também em toda a Diocese. Seja bem-vindo Dom Genivaldo”, declarou.
O clero da Diocese de Estância também destacou a chegada do novo Pastor. “Todo o povo de Deus esperava vir um Bispo que desse sequencia a nossa caminhada e Deus nos presenteou com Dom Genivaldo. Que ele fortaleça a nossa missão juto com o Espírito Santo de Deus”, comentou Padre Jodeclan Rabelo, Pároco de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos em Tobias Barreto. Já para o Padre Iuri Ribeiro, da Paróquia Senhor do Bomfim em Estância, a felicidade em ter um novo Bispo era motivo de jubilo a Deus. “O nosso povo é de Fé e confiou em Deus até que chegou o grande dia. Que nosso pastor possa fazer um ótimo trabalho”, comentou.

Dom José Genivaldo Garcia tem 54 anos. Natural da cidade de Cumbe, no médio sertão de Sergipe, foi criado em São Miguel do Aleixo. Foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Aracaju em 08 de janeiro de 1994. Passou pelas Paróquias São Francisco de Assis (Santos Dumont), São Marcos Evangelista (Marcos Freire I), Jesus Ressuscitado (Jardins) e Bom Jesus dos Navegantes (Atalaia). Ele é o quinto Bispo da Diocese de Estância que está prestes a completar 63 anos de criação. Ao todo são 27 paróquias divididas em 16 cidades da região Sul e Centro-Sul de Sergipe.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Fotos: Rozendo Aragão