Dom João preside Missa da Instituição da Eucaristia


No fim da tarde dessa Quinta-feira Santa, dia 14, fiéis participaram da Missa da Instituição da Eucaristia que aconteceu no espaço celebrativo da Catedral Metropolitana da Aracaju. O ato religioso, também conhecido como “Missa do Lava-Pés”, foi presidido pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, e concelebrado por Padre Peixoto.


Durante a homilia, Dom João destacou a importância da Eucaristia na vida de cada cristão. “Ela é fonte inesgotável para cara um de nós. Não é possível sair dela do mesmo jeito. Quem sai da celebração da Instituição da Eucaristia do mesmo jeito que chegou não entendeu o seu significado teológico. Não comungou verdadeiramente. A sagrada Eucaristia é serviço e doação, sem restrições”, destacou.


Sobre o ato de lavar os pés dos discípulos, o religioso lembrou que este foi um grande ato de amor e serviço deixado por Jesus. “Quem fazia isso eram os servos, no sentido mais estrito do termo. Jesus deu o exemplo do servo para que todos pudessem ser servos uns dos outros. Servir ao próximo é, portanto, a mensagem central do Evangelho desta Quinta-feira Santa e da memória de Cristo”, pontuou Dom João.


Depois da Homilia, aconteceu o “Lava-pés”, fazendo memória do que Jesus fez com os discípulos. O Padre Peixoto lavou os pés de 12 participantes do Terço dos Homens. Ao final da celebração, o Santíssimo foi Transladado para a lateral do altar, onde os fiéis ficaram em Adoração até às 10 da noite.


Nesta Sexta-Feira Santa, dia 15, será celebrada a Paixão do Senhor a partir das 15 horas. Já no Sábado a Vigília Pascal terá início às 19 horas. Todas as transmissões serão transmitidas pela Cultura AM 670, no site e aplicativo “Sou Mais Cultura” e também pela Cultura TV na internet.



Portal C8 Notícias

Fotos: Carlos Barbosa/Arquidiocese de Aracaju