Dom João participa de sessão na Alese sobre a Campanha da Fraternidade



Nesta quinta-feira, o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, esteve em uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe. A intenção foi explicar ao parlamento a temática da Campanha da Fraternidade 2021. A proposta do ato foi solicitada pelo Deputado Estadual Iran Barbosa do PT.


Neste ano o tema da Campanha é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. De acordo com Dom João, o principal foco da Campanha é promover o diálogo visando superar as polarizações e as violências que marcam a comunidade mundial. “Há quase 6 décadas a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade com o impulso do Concílio Vaticano Segundo. E esta é a quinta edição da Campanha Ecumênica, onde reunimos diversas denominações para o diálogo”, destacou.


Durante seu discurso, o Arcebispo de Aracaju comentou sobre as atuais desigualdades, principalmente durante a pandemia, criticou os que negam a ciência e os estudos para se combater o mal da covid-19 e declarou que a Igreja não pode ficar indiferente a atual situação. “Sua missão consiste em fecundar e fermentar a sociedade com o evangelho e a Campanha da Fraternidade chama a atenção para uma questão que aflige a sociedade, promovendo reflexões e ações colaborativas”, afirmou Dom João.


Ao final, diversos parlamentares fizeram declarações sobre a temática da Campanha da Fraternidade. O Presidente da Assembleia, Deputado Luciano Bispo, deu as boas vindas ao religioso e o parabenizou por falar sobre um tema tão atual. “Muito boa a vinda de Dom João à casa do povo para tratar de um tema tão importante escolhido para a Campanha da Fraternidade num momento tão difícil para todos nós”, salientou o parlamentar.


O autor da proposta da ida do Arcebispo a Alese, Deputado Iran Barbosa, parabenizou Dom João pela temática da Campanha. “Me solidarizo à CNBB; sei que a escolha do tema feita pelo CONIC e pela CNBB foi alvo de muito ataque, desproporcional e descabido. O papel que juramos à nossa Constituição é o papel de velar pelo caráter de não fazermos proselitismo dentro da nossa atuação política”, lembrou.


Além de Dom João José Costa, a sessão também contou com a presença do Diretor Espiritual da equipe das Campanhas da Arquidiocese e Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat na Piabeta, padre Adriano Andrade dos Santos.


Portal C8 Notícias

Foto: Assessoria Deputado Iran Barbosa