
Em comunhão com o colégio episcopal brasileiro, o arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, e o arcebispo emérito, dom José Palmeira Lessa, participam, de 19 a 28 de abril, da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida-SP. Está prevista a participação de 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos.
Ao longo de dez dias, em 22 sessões, haverá uma Avaliação Global da Caminhada da CNBB (tema central), e reflexões sobre seis temas prioritários (Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).
Também está contida no tema central da Assembleia a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) – 2019/2023. Da programação constam ainda outros 15 temas diversos (Acordo Brasil Santa Sé, Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Campanha da Fraternidade, Conselho Episcopal Latino Americano, Charis, Comissão Comunhão e Partilha, Comissão Episcopal para a Amazônia, Fundo Nacional de Solidariedade e Jubileu 2025, pesquisa “Saúde Integral do Clero”, Sínodo 2023-2024 e 15º Intereclesial das CEBs.
O evento também se constitui em oportunidade para a eleição sos novos quatro membros para compor a presidência da CNBB (2023-2026); a presidência de cada uma de suas 12 comissões; dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
A Assembleia emitirá três mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao povo brasileiro.
Todos os dias, no Santuário Nacional de Aparecida às 18h30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 60ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 23 de abril e uma celebração inter-religiosa, no dia 26 de abril. O retiro espiritual acontece no sábado, 22, e domingo, 23.
Fonte: Carlos Barbosa/Arquidiocese de Aracaju
Foto: Infonet/divulgação