
Após 2 anos de suspenção e um ano de restrição, por conta da pandemia, o Desfile Cívico do Dia da Independência veio com força. Milhares de expectadores participaram do evento, que também contou com diversas autoridades no palanque oficial da Avenida Barão de Maruim.
O Governador do Estado, Fábio Mitidieri, realizou revista às tropas e deu inicio ao desfile. Para o gestor, a retomada geral do evento é muito importante para manter a tradição do civismo. “Estar aqui reabrindo os desfiles, depois de um tempo da pandemia, é muito importante. Feliz por ver o povo de volta a avenida celebrando a nossa Pátria”, destacou.

O Vice-Governador e Secretário de Educação, Zezinho Sobral, lembrou que a data de hoje é fundamental para lembrar a formação de nossa nação. “Celebrar o país que ainda está sendo construído. É muito oportuno o momento. Não apenas com desfile das forças de segurança, mas principalmente com nossos estudantes. É deles o futuro de nosso Brasil”, argumentou.

O Secretário de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, também falou sobre a data e a alegria de ver parte das escolas do Município desfilando na principal avenida da cidade. “Muito feliz de ver essa grande retomada do desfile cívico, após a pandemia. E esse ano com mais escolas, incluindo as da capital. É um momento fundamental que devemos lembrar com muito carinho e determinação de nosso trabalho no ensino do dia a dia”, observou.

O ato começou por volta de 8h30. O 28 BC começou a parte das forças militares. Em seguida veio a Marinha, representada pela Capitania dos Portos, e a Aeronáutica, com o destacamento aéreo de Aracaju. Depois desfilaram a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representações da Polícia Rodoviária Federal. Também passaram pela Barão de Maruim a Polícia Civil.
O Desfile Cívico deste ano se estende até à tarde, com as demais representações da sociedade e as escolas da Rede Estadual, além de algumas da Rede Municipal de Aracaju. A previsão é de que o evento seja totalmente encerrado no fim da tarde.
Por Rozendo Aragão
Redação C8
Foto: Segab