DER faz reparos na ponte Aracaju-Barra


Quem trafega pela Ponte Construtor João Alves, entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, vem percebendo alguns pontos de intervenção na via. Segundo o Departamento de Infraestrutura Rodoviária do Estado (DER), a intenção é recuperar a pista que recebe grande tráfego de veículos, além de fazer reparos em peças fundamentais da estrutura da travessia.


Uma das principais manutenções diz respeito as juntas de dilatação da ponte. Elas servem para dar maior segurança a quem atravessa a ponte no dia a dia. “Já fizemos os reparos nas quatro juntas do vão da ponte, desobstruímos um espaço que propiciou o acúmulo de águas pluviais em uma das cabeceiras e ocasionou o surgimento de borrachudos. Estamos no aguardo dos insumos para iniciar os trabalhos, uma vez que parte deles vem de fora do país, e, tão logo ela os receba, a obra será iniciada", explicou o Diretor-Presidente do DER, Anderson das Neves.


Ele lembrou que esse serviço de recuperação das juntas de dilatação é feito de forma corriqueira e antecipada ao total desgaste. “São elementos que compõem a superestrutura de pontes e viadutos em seus vãos e possuem a função de absorver os movimentos ocasionados pelas dilatações, garantindo mais flexibilidade à obra, uma vez que o concreto e o metal dilatam com o calor e contraem com o frio. Assim, é natural que elas se desgastem com o passar do tempo”, explicou.


Além disto, os operários do DER fazem o serviço de “tapa-buraco”. O trabalho ocorre nas rodovias SE-100 (que vai ao litoral norte) e SE-449 (que vai da rótula da Barra dos Coqueiros até a ponte).


Portal C8 Notícias

Foto: ASN