Deputado vai entrar na Justiça contra aumento do IPVA


O Deputado Estadual Georgeo Passos (Cidadania) disse que vai entrar na Justiça a fim de questionar sobre o aumento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. O parlamentar alega que muitas pessoas terão a cobrança reajustada, comparando com o ano passado.


No entendimento de Georgeo, em alguns caos o aumento do IPVA deverá chegar a 28%, superando o índice de inflação de 2021. “Quando nós pegamos a portaria publicada pela Secretaria Estadual da Fazenda, percebemos que vários veículos estavam com o IPVA de 20%, 25% e até mesmo 28% mais caros do que ano passado. E isso é proibido pela Constituição, pois este reajuste é maior que o valor máximo da inflação de 2021 que fechou em 10,06% ano passado”, questionou.


O deputado ainda disse que esta questão poderia ser evitada, se o Parlamento estivesse empenhado em aprovar o congelamento do IPVA. “Nós apresentamos uma proposta para ajudar o Governo neste sentido, onde sugerimos congelar os valores que foram cobrados em 2021, sendo eles mantidos em 2022. Mas nosso projeto não chegou nem a ser pautado na Assembleia”, lamentou.



Portal C8 Notícias

Foto: Agência Alese