
Desde a emissão do alerta de chuva, encaminhado pela Defesa Civil de Aracaju, através do Serviço de Alerta por SMS 40199, no final da tarde da quinta-feira (6), os pluviômetros da capital já registraram volume acumulado de 70 milímetros (mm). O órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) monitora as variações meteorológicas e mantém equipes em atenção.
Na manhã deste sábado, os pluviômetros que integram o sistema ClimAju contabilizaram 15 mm de chuva, com maior incidência no bairro Porto Dantas, sem registro de ocorrências. Já considerando o período de alerta, até o início da tarde do sábado, o órgão atendeu o total de 22 ocorrências.
Entre as demandas registradas 13 estão relacionadas a alagamentos, oito para avaliação de riscos estruturais e uma para avaliação de risco de deslizamento de terra, no bairro Porto Dantas.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, indica que há redução progressiva do volume de chuva, desde a emissão do alerta. "Neste sábado, não houve registro de situações de anormalidade. O alerta segue em vigor até o final da tarde do domingo (9). Mantemos as equipes em atenção e prontas para atuar, diante dos chamados que possam surgir", indicou.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a instabilidade segue sendo monitorada para avaliação de necessidade de emissão de novo alerta. "A expectativa é de as chuvas ocorram de forma moderada, principalmente durante a noite e durante a madrugada, como vem ocorrendo nos últimos dias. A Defesa Civil segue monitorando, principalmente, as áreas mais sucessíveis aos efeitos das precipitações", salientou.
Alerta SMS
Para receber os avisos da Defesa Civil é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.
Foto e fonte: AAN