
A nova Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracaju, Avanize Santos, foi a entrevistada desta terça-feira, dia 04, no Programa “Cultura Notícias”. Ela destacou a posse, que aconteceu na semana passada, e lembrou das principais funções da pasta para a capital sergipana.
Avanize assumiu a direção do conselho na última sexta-feira, dia 31. Ela lembrou que foram empossadas 24 participantes, sendo que 20 fazem parte do conselho oficial e as demais são da suplência. “O trabalho de cada uma é reforçar a atividade do meio feminino na sociedade. E não apenas no poder publico, mas em todos os meios”, destacou.
O conselho é formado por mulheres de vários setores, incluindo público e privado. Avanize lembrou que a sua vice-presidente Valéria Chapman, é do Instituto Social Ágata. “Isso mostra a diversidade de mulheres para atuar na sociedade. Não podemos mais andar separadas, mas juntas para conseguir os avanços”, pontuou.
Perguntada sobre o trabalho Avanize destacou que o conselho busca fortalecer as atuações da mulher no dia a dia da sociedade. “O nosso foco é aumentar a participação das aracajuanas em diversos setores, sempre com determinação e apoio do nosso conselho, disse a presidente.
Um dos assuntos que ela abordou na entrevista foi sobre o combate a violência contra a mulher. Ela afirmou que estão sendo realizadas reuniões com diversos setores, a exemplo da Guarda Municipal e Polícia Militar. “Tudo isso busca aumentar o diálogo com as forças de segurança que estão no dia a dia do combate a esse grande problema que vivemos”, destacou.
Ao final a nova Presidente convidou homens e mulheres para colaborarem no conselho. Todas as pessoas podem e devem participar do conselho. E aqui chamo a atenção dos homens para também colaborarem na questão de combate a violência contra a mulher. Além disto, as mulheres devem participar dando sugestões de atividades e ações para a melhoria da nossa atividade. Defender a mulher é a principal meta do Conselho Municipal, finalizou Avanize Santos.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: AAN