top of page

Custo do transporte eleva inflação em Aracaju


O aumento nos preços dos combustíveis e do custo de transportes aumentou a inflação em Aracaju. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE, a cidade fechou o mês de abril em 1,36%. Esse índice que foi registrado foi superior ao nacional (1,06%) no mês de abril, porém ficou abaixo do verificado na cidade em março de 2022 (1,43%).


A pesquisa mostrou que o grupo dos transportes obteve o maior impacto no mês de abril, com o aumento de 2,46%. Os principais destaques são para a aceleração dos preços do óleo diesel (7,24%), transportes por aplicativo (6,29%) e gasolina (4,11%).


O segundo maior impacto foi no grupo de alimentação e bebidas, com o crescimento de 2,02%. Esse aumento foi consequência da aceleração dos preços de itens básicos da cesta do consumidor, principalmente o óleo de soja (12,98%) e o tomate (11,95%).


Já o terceiro maior impacto foi no grupo Saúde e cuidados pessoais (1,97%), esse foi afetado principalmente por conta do aumento dos produtos farmacêuticos (5,52%).


No dia 1º de abril, foi autorizado o reajuste de até 10,89% no preço dos medicamentos, dependendo da classe terapêutica. Os maiores aumentos dos itens vieram dos remédios hormonais (7,96%) e hipotensores e hipocolesterolêmicos (6,81%).


O único grupo a apresentar queda foi o da Habitação (-0,61%), pela retração nos preços da energia elétrica residencial (-6,17%).



Portal C8 Notícias

Foto: Marcelle Cristinne/PMA

bottom of page