top of page

“Currículo é um cartão de visitas no mercado de trabalho” diz Gestora de RH


A Gestora de Recursos Humanos Janaina França participou do quadro “Mercado de Trabalho” do Programa “Cultura Noticias” na manhã desta segunda-feira, dia 19. Ela destacou o que pode e o que não pode colocar no currículo .


Entre os pontos que deve se evitar no currículo é a questão de endereço e documentação. “Antigamente o currículo que comprávamos na papelaria vinha cobrando isso. Hoje em dia não é mais preciso, visto que o entrevistador só vai ver os documentos em outra fase. Por isso melhor simplificar”, comentou.


Janaina também chamou a atenção para a questão do uso de redes sociais. Para ela, os entrevistadores poderão checar o status do Facebook e Instagram e revelar coisas que podem desclassificar o candidato. “Se nas fotos o candidato aparece, por exemplo, bebendo, virando a noite, isso para a empresa pode soar como falta de compromisso. Isso é bem variável, mas é preciso cuidados”, destacou.


Sobre o uso da rede social “Linkedin”, Janaina França disse que é fundamental nos dias de hoje. “É uma ferramenta importante e que precisa ser usada de forma correta e assertiva, pois é um meio onde os recrutadores podem ter mais detalhes de cursos e profissões que oo candidato passou”, explicou.


A Gestora de Recursos Humanos também falou sobre os cuidados com o que se escreve no currículo e, principalmente, as gírias. “Temos que lembrar que o currículo é o cartão de visitas no mercado de trabalho. E principalmente aos jovens é fundamental conhecer a empresa antes. Se a empresa for mais descolada e os funcionários se vestem como tal, não há problema. Mas se for uma empresa mais séria, ai fica complicado o candidato ir com uma roupa fora do padrão. Tudo isso também deve ser visto por quem está à procura do mercado de trabalho”, finalizou.



Por Rozendo Aragão

Redação C8

Foto: Cultura TV/divulgação

bottom of page