top of page

Cultura FM é uma das quatro emissoras mais ouvidas de Sergipe


Considerado um dos inventos mais importantes da humanidade, o rádio é, mesmo com todas as mudanças, o meio de comunicação que mais informa e cativa a população, seja pela sua linguagem direta, pela habilidade ou até mesmo pela proximidade. E ele está disponível a todas as pessoas no dia a dia, desde o homem do campo, passando pela dona de casa, o motorista de táxi e aplicativo, até o nosso celular via internet.


Há quase dez meses, a Cultura migrou para a Frequência Modulada, seguindo uma tendência de mercado, onde o AM não era mais bem visto como meio de transmissão moderno e com as suas limitações. E esta mudança trouxe um grande ganho para a rádio: segundo avaliação de um dos principais institutos de pesquisa do Brasil, ela está entre as 4 emissoras mais ouvidas do estado, superando algumas que já eram FM há vários anos.


O resultado apresentou aspectos importantes. Um deles mostrou que o público católico dá um bom retorno à sua programação. Outro tópico a ser analisado é a credibilidade, que sempre existiu em mais de 6 décadas de história, e atrai praias de todos os segmentos. Um grande bom exemplo é o programa jornalístico “Cultura Notícias”, apresentado por Jairo Alves de Almeida. O referido programa matinal, seguindo avaliação do mesmo instituto, figura entre os 3 mais ouvidos da faixa entre 6 e 8 da manhã, com chances de alcançar a primeira colocação, pois está por pouco empatado com o segundo colocado. Para os ouvintes, a palavra firme e direta do apresentador passar a notícia é o principal fator de continuar com o rádio ligado na Cultura FM.


Mas para ela chegar a este resultado, foi preciso uma reformulação (que ainda existe), a fim de adaptar a linguagem dela à atualidade do FM. Com isso, se consegue um melhor resultado, tanto para o público, como para a própria rádio. Isto é refletido também na parte comercial. A Cultura durante anos é mantida em grande parte pela generosa colaboração dos ouvintes. No entanto, vem avançando e fidelizando importantes anunciantes que, compreendendo o valor da emissora, visam grande alcance em ali agregar suas marcas.


A Cultura é uma emissora que tem uma programação diversificada. Com a sintonia 107.5 FM, vem avançando em outros públicos, principalmente o jovem, sem deixar de lado a faixa de adultos. Além da rádio propriamente dita, a Cultura também está presente na internet, por meio de seu canal do YouTube, Instagram e Facebook. Tudo isso como foco em integrar os meios e levar a mensagem final ao ouvinte e internauta.


Todo esse resultado mostra que o empenho da equipe em produzir e apresentar um produto de qualidade e de referência desde sua fundação é eficaz. Mesmo com todos os avanços e transformações, o principal intuito da emissora é e sempre será a Evangelização. Por isso, é grande a missão de continuar juntando esforços para que ela siga informando e formando com credibilidade e consolidada como uma das rádios mais ouvidas e queridas de Sergipe e sempre sendo um “Sinal de Deus no ar”.




Por Rozendo Aragão

Redação C8

Foto: Marcos Simões

bottom of page