top of page

Contribuintes do INSS devem ficar atentos ao reajuste do salário-mínimo


Durante o Programa “Cultura Notícias”, desta terça-feira, dia 02, foi apresentado o quadro “INSS e Você”, com o Técnico do Instituto Nacional de Seguridade Social Márcio Cardoso Lima. Entre os assuntos abordados, ele chamou a atenção para o novo valor que os contribuintes do INSS devem pagar a partir do próximo mês, por conta do reajuste do salário-mínimo.


De acordo como técnico, muitas pessoas ficam em dúvida em quando e quanto pagar. “Lembro aos ouvintes que este mês de maio será paga a contribuição de abril, pois sempre pagamos o mês posterior. Como o salário-mínimo foi reajustado neste dia 1º, o novo valor só será pago em junho. Outro lembrete é que o vencimento da GPS, que é o carnê laranja, ou o talão avulso do Meu INSS é sempre no dia 15”, pontuou.


Outra questão respondida por Márcio Cardoso Lima foi da ouvinte Maria de Lourdes de Moita Bonita, no agreste do estado. Ela perguntou se seria possível pagar todas as contribuições de uma vez, já que está perto dos 65 anos e pensa em se apesentar. “Neste caso não é possível, pois o lema da Previdência Social é que a pessoa seja previdente, ou seja, tenha os cuidados para que, no futuro, tenha uma aposentadoria dentro dos conformes”, detalhou.


Outra questão respondida por Márcio foi do ouvinte Paulo do Grageru. Ele perguntou seu tempo de aposentadoria, pois já tem 25 anos de contribuição e 55 de idade. “Neste caso, o contribuinte do INSS deve sempre observar o seu CNIS que também está dentro do aplicativo “Meu INSS”. Com esta ferramenta a pessoa pode fazer seu cálculo de quanto tempo falta, tanto por idade quanto por tempo de contribuição. Em caso de dúvidas, pode também ser acessado o telefone 135 ou então marcando pelo mesmo contato para ir presencialmente a uma agência do INSS”, destacou.



Por Ceiça Dias

Redação C8

Foto: Rozendo Aragão

bottom of page