
Em entrevista nesta segunda-feira, dia 29, no Programa “Cultura Notícias”, o contabilista Josevaldo Mota falou sobre Declaração do Impostos de Renda. O prazo para prestar contas ao leão termina nesta quarta-feira, 31 de maio.
O profissional da contabilidade informou que, quem não apresentar a declaração, terá multa com o valor mínimo de R$ 165,74 podendo, chegar a uma cobrança de 20% do valor devido a ser declarado. “É preciso que os ouvintes e internautas estejam atentos, pois a partir de quinta-feira em diante, quem não declarou, terá um multa considerável junto à Receita”, lembrou.
Outro ponto que Josevaldo Mota chamou a atenção foi sobre a faixa de valor que é previsível de declaração, além dos problemas que o contribuinte terá em caso de não prestar contas. “São obrigados a declarar o imposto de renda quem teve rendimento anual acima de R$ 28.559, 70 no ano de 2022. Todo contribuinte que é obrigado a fazer a declaração e não fizer poderá ter problemas com questões bancárias, não pode participar de concursos públicos porque o CPF fica pendente de regularização ou até mesmo ficar suspenso, estando assim com situação irregular”, afirmou.
Segundo o Contabilista, uma dica importante para que não perca o prazo da declaração é se o contribuinte não estiverem com todos os documentos com despesas médicas, odontológicas, previdenciária, plano de saúde dentre outras documentações deve apresentar a declaração com as informações que estiver no momento para não perder o prazo e ter que pagar multa e o CPF não ficar suspenso. “Faz uma declaração retificadora, ou seja, apresentando o restante da documentação. Depois pode enviar os dados que estão faltando para o complemento da Receita Federal. E ai a pessoa não cairá na malha fina”, destacou.
Este ano houve uma mudança no layout da declaração, com informações que estão no programa com a declaração pré-preenchida, onde o contribuinte deve ficar atento com as informações contidas principalmente para quem faz a declaração. “Quem não tem costume de usar a internet para declarar, sugiro que entre em contato com um contador de confiança e registrado. Só assim é possível não ter problemas no futuro”, alertou.
Josevaldo Mota também falou sobre o tempo de processamento e que é necessário de o contribuinte guardar os comprovantes. “Mesmo que a declaração tenha sido processada pela receita a mesma tem até 5 anos para fazer alguma cobrança caso haja alguma inconsistência no cruzamento de dados dos contribuintes sendo importante passar todas as informações”, descreveu.
Ao final, o Contabilista fala sobre como a pessoa é chamada a atenção em caso de alguma irregularidade. “Geralmente a Receita Federal intima o contribuinte que tiver alguma falha no momento da apresentação do ano posterior, ou ainda via correspondência. Sempre a Receita Federal entrará em contato por estes meios. Mas é sempre interessante tirar dúvidas com um contador de confiança”, informou Josevaldo.
Por Ceiça Dias
Redação C8
Foto: Rozendo Aragão