Conta de energia será reajustada em Sergipe


O consumidor que comemorou o fim das bandeiras tarifárias de energia já pode preparar o bolso. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi autorizado o reajuste anual da tarifa o reajuste é de 16,46% para clientes residenciais e de 16,24% na média de todas as categorias. Essa mudança já começa a valer em Sergipe na sexta-feira, dia 22.


O aumento vai vigorar nos 63 municípios atendidos pela Energisa. Segundo a empresa fornecedora, para atenuar o reajuste neste ano, foi devolvido o crédito de Pis e Cofins, em valores que totalizam R$ 62,8 Milhões a seus clientes, e também aderiram ao empréstimo concedido às distribuidoras pelo Governo Federal e aprovado pela agência reguladora.


Com a aplicação conjunta dos dois efeitos (reajuste a partir de 22/04 e Bandeira Verde, sem adicional na conta, a partir de 16/04), as tarifas residenciais serão reduzidas na ordem de -6%. “O reajuste anual da tarifa é definido pela agência reguladora, tendo como base o contrato com a concessionária. Do total do reajuste, a parte que cabe à Energisa Sergipe responde por 4,71%, devido aos investimentos e custos operacionais. O restante, ou seja, os 11,53%, decorrem de fatores como aumento dos encargos setoriais e custos extraordinários devido à crise hídrica, a pior dos últimos 91 anos, e que obrigou o despacho de termelétricas responsáveis pela produção de uma energia mais cara”, disse a empresa através de nota.


O cenário econômico no Brasil e no mundo também teve influência no reajuste deste ano. Na parte de encargos setoriais, a Conta de Consumo de Combustíveis de sofreu um aumento de 21% no último ano, encargo que compõe a tarifa de todas as distribuidoras do país.



Portal C8 Notícias

Foto: Agência Brasil